Momento histórico para Bocaina de Minas: Quase-paróquia é elevada à Paróquia Santo Antônio

Uma placa foi instalada na porta da Igreja para eternizar este dia/Foto: Instagram da nova paróquia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O dia 28 de abril do ano centenário da Diocese de Juiz de Fora ganhou um espaço especial no coração do povo do Distrito de Santo Antônio do Rio Grande, em Bocaina de Minas.  Diante de Deus e do povo desta comunidade, a festividade começou com um momento de louvor, seguida da leitura do decreto em que foi instituída oficialmente a Paróquia Santo Antônio.

Momento de adoração do Santíssimo

“Hoje começa a história daqui como paróquia”, foi uma das primeiras frases ditas pelo primeiro pároco da 92ª paróquia da arquidiocese, Padre Samuel Carlos Moreira, assim que o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o entregou o documento. O sacerdote também fez questão de agradecer a todos que fizeram e parte desta caminhada.

Entre as figuras marcantes desta história presentes no local, destacou-se o Padre José Crispim Filho, que foi o primeiro administrador da então Quase-Paróquia, instalada em junho de 2018. Ele comentou brevemente sobre a felicidade de ver a conquista. “Eu estava lembrando que hoje faz 10 anos, 1 mês e 14 dias que entreguei ao senhor, Dom Gil, projeto de transformar aqui em Quase-Paróquia. [É] Um sonho realizado para o bem de tantas comunidades!”.

Entre os leigos paroquianos a emoção era grande. “É uma luta. A gente vem trabalhando há muitos anos para que isso acontecesse. Agora esse processo de paróquia é muito gratificante”, afirmou Josilaine Almeida. Confirmou também o senhor Antônio Lins de Oliveira, que atua na comunidade desde quando pertencia a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, e muito se alegrou de ver os frutos de tanto trabalho serem colhidos.

Grande número de fieis marcaram presença neste dia de alegria

O Arcebispo que presidiu a primeira Missa da Paróquia, após um breve momento de adoração e benção do Santíssimo. “É um momento de grande alegria. Há 10 anos que a comunidade aqui vem se preparando para isso, pois ela se tornou quase-paróquia e agora chegou o momento de ser propriamente paróquia. Nomeamos como primeiro pároco o padre que já estava trabalhando aqui, que é o Padre Samuel; com seu trabalho, com sua dedicação, com a sua alegria, ele é muito querido por todo o povo dessa paróquia”, afirmou Dom Gil em entrevista.

Padre Samuel lembrou ao povo que é um grande privilégio uma cidade ter mais de uma paróquia. Ele também comentou a WebTV A Voz Católica sobre a satisfação com o momento. “Mais uma paróquia nessa cidade, é a nossa devoção a Santo Antônio, padroeiro da Arquidiocese, padroeiro do seminário, da Catedral, de muitas paróquias e comunidades da nossa diocese, e agora mais uma paróquia também dedicada a Santo Antônio. Então, motivo de alegria, de louvor, de agradecimento por cada padre, pelos bispos que passaram, pelo Dom Gil, pelos leigos que também atuam e atuam na nossa comunidade. Então que Deus abençoe a todos, que seja de fato agora, como Dom Gil lembrou na sua reflexão, possamos dar muitos frutos para o reino de Deus”.

É possível assistir a tarde de louvor pelo Instagram da paróquia que é: @paroquia_santoantoniodepadua .

*Com informações de WebTV A Voz Católica

Veja Também