Missionários Sinodais participam de Retiro Sinodal virtual

0

Começou, na noite dessa segunda-feira, 7 de setembro, o Retiro Espiritual para os Missionários Sinodais. O evento, previsto inicialmente para agosto, não pôde ser realizado por conta da pandemia do novo coronavírus e está acontecendo de maneira virtual, através do WhatsApp.

Até o próximo dia 13, a Comissão do 2º Sínodo Arquidiocesano encaminhará vídeos de reflexão pelo aplicativo de mensagens. O conteúdo está sendo enviado para sacerdotes e missionários de Juiz de Fora e do interior.

O vídeo de abertura é iniciado pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que faz a oração do Sínodo e pede ao Pai as luzes do Divino Espírito Santo sobre aqueles que participarão do momento formativo e de espiritualidade. Em seguida, o Assessor Espiritual do 2º Sínodo, Padre Geraldo Dondici Vieira, ressalta o objetivo do compromisso on-line. “Que este retiro seja para você, missionário e missionária sinodal, um momento de fortalecimento, de renovação do seu ‘sim’ a Jesus Cristo e a este caminho pastoral da nossa Igreja”.

O sacerdote também fala sobre a realização da iniciativa pastoral em meio à pandemia. “Dom Gil Antônio, com toda a comissão sinodal, temos trabalhado para que este tempo nos faça crescer na fé e que o nosso Sínodo dê frutos de amor, de esperança, de alegria e de paz. Vivemos tempos difíceis mesmo, é um deserto que atravessamos, mas estamos experimentando, em primeiro lugar, a presença de Jesus conosco e também muitos caminhos pastorais têm sido abertos nesse momento de pandemia”.

As reflexões do primeiro vídeo do Retiro Sinodal giraram em torno do lema do 2º Sínodo: “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27).

Conteúdo Relacionado
X