Missionários da Arquidiocese de Juiz de Fora visitam casas e levam doações ao Haiti

Desde a última segunda-feira, 22 de abril, quatro missionários da Arquidiocese de Juiz de Fora estão no Haiti. O grupo, que faz parte da “Missão Continental JF/Haiti”, é formado pelos padres Pierre Maurício de Almeida Cantarino e Everaldo José Sales Borges, pela médica pediatra Dra. Magda Vênus Mendes Condé e pelo empresário Valmir de Castro Pinto.

A iniciativa é realizada em conjunto com os Freis Franciscanos na Providência de Deus, que já estão estabelecidos por lá. Durante o tempo de estadia, os missionários ajudam no atendimento à saúde e realizam visitas às casas das famílias atendidas pelos franciscanos, onde deixam bênçãos e doações de alimentos. Na sede da Obra, os padres da Arquidiocese de Juiz de Fora ainda se revezam na celebração de missas diárias e na condução das orações junto a jovens e crianças.

*Padre Everaldo (ao centro) conduz oração em uma das visitas feitas pelo grupo de missionários juiz-foranos

Em entrevista à Rádio Catedral, Padre Everaldo comentou a luta dos haitianos por sobrevivência; a população recorre aos trabalhos manuais e à informalidade para conseguir se manter. “Nossa primeira visão foi de um país muito devastado pelas catástrofes naturais que aconteceram, mas também pelas necessidades da população. Existem as necessidades humanas, que são aquelas que dizem respeito à manutenção da vida, mas existe também um desejo de fazer um caminho espiritual. A gente percebe que as pessoas são muito acolhedoras, têm uma consideração e um respeito enorme pelos padres, pelos leigos católicos que vêm. A Igreja Católica tem um lugar especial no coração deles”.

O sacerdote se diz tocado do ponto de vista humanitário e também do espiritual, que acabam sendo duas frentes de trabalho com aquele povo. “É uma terra fértil, em que se plantando eu penso que tudo será produzido, tudo poderá florescer. Aquela terra que é a terra física, mas a terra humana também, a terra do coração das pessoas, que apesar de todas as situações, são alegres, de bem com a vida e que têm sede de receber propostas para fazer um caminho. Eu não tenho dúvida de que o Senhor nos chama, nos convida e nos envia para trabalhar como missionários da solidariedade humana e para a salvação das pessoas”.

Padre Pierre e Dra. Magda estiveram no Haiti em 2018 e, agora, ao retornarem, reencontraram muitas pessoas que haviam conhecido na viagem anterior. “Em relação ao ano passado para este ano nós pudemos perceber um pouco de melhora naquilo que tange o lixo. Nós observamos que a cidade está um pouco mais limpa. Segundo o Frei Gabriel, é por conta dos festejos da Páscoa. Reviver, reencontrar com as pessoas foi uma grata satisfação”, conta o presbítero.

*Padre Pierre com crianças haitianas

“Para nós tem sido uma grande alegria, uma grande satisfação estar aqui junto ao povo haitiano, recebendo o carinho dessa gente tão querida, tão amada pela nossa Arquidiocese. Peço que continuem unidos a nós em oração e nós continuamos aqui com o nosso trabalho, fazendo com que a Igreja de Juiz de Fora, juntamente com a Arquidiocese de Porto Príncipe, tenham sempre essa ligação fraterna e irmã”, finaliza Padre Pierre.

Os missionários juiz-foranos ficam no Haiti por dez dias. Segundo Padre Everaldo, a intenção é conhecer novos locais para ampliar a missão. “Nós vamos visitar outras obras e conhecer as possibilidades que nós temos de ampliar a nossa ação missionária nessa área do mundo, nesse lugar do mundo onde a Igreja já está presente mas chama para nossa colaboração”.

O projeto “Missão Continental Juiz de Fora/Haiti” tem, como objetivo geral, “promover a construção de uma cultura de amor, desenvolvendo e fortalecendo pensamentos e atitudes que visem o resgate da dignidade humana de todos os envolvidos através de ações em saúde e educação”. Para quem quiser conhecer um pouco mais a iniciativa e, quem sabe, ajudar de alguma forma, basta acessar o site www.missaojfhaiti.org.

*Com informações do site da Rádio Catedral

Tags: