Missão Juiz de Fora/Haiti se reúne para definição de seus próximos passos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite de ontem, 14 de fevereiro, aconteceu na Cúria Metropolitana a 10ª reunião oficial da Missão Continental Juiz de Fora/Haiti. Comandada por Dom Gil Antônio Moreira, o encontro se deu com o objetivo de planejar suas atividades, a partir dos avanços obtidos através da viagem missionária no mês passado.

Para abrir os trabalhos todos rezaram a oração pelo 2º Sínodo Arquidiocesano. Em seguida houve uma partilha a respeito do que foi visto entre os dias 11 e 19 de janeiro deste ano, no Haiti. Dom Gil, Padre Leonardo Loures e o jovem Yago Motta apresentaram suas experiências, impressões e preocupações.

O arcebispo rememorou a ida anterior ao país do Caribe, em julho de 2017, e contou sua experiência na última visita, frisando o encontro bem-sucedido com o Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Max Leroy Mesidor. Dado que, foi estabelecido um intercâmbio pastoral com o envio de um padre para fazer a experiência de doação por alguns poucos anos no Haiti, enquanto outro sacerdote vem a nossa arquidiocese.

O padre Leonardo deu destaque a suas preocupações com as maiores dores do povo haitiano. Mais uma vez falou que o terremoto foi uma forma de voltar os olhos do mundo a um lugar que sempre sofreu muito. Contou que buscou a todo momento entender a realidade que eles vivem, para assim saber quais passos devem ser dados a seguir. Pois, apesar terem muita ajuda (segundo o padre em um bairro do Haiti há mais de 20 ordens religiosas os auxiliando), a missão principal ainda é matar a fome de grande parte da população.

Yago Motta pontou as questões acerca da questão ambiental, a falta de saneamento e a busca por alternativas sustentáveis e de baixo custo. Além disso, comentou como a se emocionou no memorial do terremoto, onde estão sepultadas milhares de pessoas.

A partir dos relatos, o grupo refletiu acerca da continuidade da ajuda, a vontade de ir além do trabalho social, inspirados nos trabalhos da Missão Belém e da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, na cidade de Croix-des-Bouquets.

Dentre as ideias e aspirações, definiu-se a necessidade de um assessor de língua francesa, pois esta é uma das línguas oficiais do Haiti; discutiram sobre buscar novos parceiros; e novos detalhes dos próximos eventos, afim de captar mais recursos para o projeto. Também foi discutida a data do próximo envio de missionários.

A próxima reunião será no dia 16 de maio. Os interessados em colaborar de alguma forma devem em entrar em contato direto com a missão, pelas redes sociais ou por telefone.

Outras informações:
(32) 3229-5450

Veja Também