Missa presidida por Dom Gil inicia programação da visita pastoral à Catedral Metropolitana

Na tarde e noite da última quarta-feira (21), o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, realizou o primeiro dia de sua Visita Pastoral na Catedral Metropolitana. A missa da abertura oficial aconteceu às 19h, foi presidida pelo arcebispo, concelebrada por todos os padres da Catedral e teve a participação do diácono permanente Waldeci Rodrigues.

*Missa de abertura da visita pastoral foi presidida por Dom Gil e concelebrada pelos padres da Catedral. O diácono Waldeci (à direita) auxiliou na celebração

Em entrevista, dom Gil falou sobre a Visita Pastoral começar no mesmo dia em que é celebrada a memória da Apresentação de Nossa Senhora menina, no templo. “Me alegro de iniciar esta Visita Pastoral num dia dedicado à Maria. Então quero dedicar essa visita à proteção de Maria, nossa Mãe e Mãe da Igreja. Que Nossa Senhora interceda a Deus para que a Catedral cumpra a sua missão de ser o centro da Evangelização e o centro do louvor a Deus nesta Arquidiocese de Juiz de Fora”.

O pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, também falou sobre a Visita Pastoral. “É uma alegria muito grande estarmos recebendo a visita do nosso arcebispo, que está sempre na Catedral, mas agora ele vem para estar mais tempo, conhecer todos os grupos, todas as pastorais, os movimentos, estar com os conselhos, para verificar a parte administrativa e também para os momentos celebrativos com todo o povo. Que Deus abençoe a visita do nosso arcebispo”, completa.

*Visita ao arquivo da Catedral

O primeiro local visitado na paróquia foi o Grupo São José, que realiza um trabalho de apoio às gestantes em situação de vulnerabilidade social. Em seguida o arcebispo se reuniu com os funcionários da Catedral e também foi ao Arquivo Paroquial para conferir os livros de Batismo, Crisma, Casamentos, entre outros documentos.

Logo após a celebração de abertura, dom Gil participou da reunião com o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e com o Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos (CPAE). Em todos os momentos ele explicou o significado de uma Visita Pastoral e se colocou à disposição para perguntas dos participantes.

Já na manhã de quinta-feira, dia 22, o arcebispo se reuniu com as Associações da Catedral: Irmandade do Santíssimo, Ordem Terceira do Carmo, Apostolado da Oração, Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) e Legião de Maria. À tarde, Dom Gil presidiu missa na Comunidade Santa Maria Eufrásia e, à noite, na Comunidade São José (na Rua Oscar Vidal).

*Fonte: Site da Catedral Metropolitana