Missa no Seminário Santo Antônio abre ano formativo dos jovens na Comunidade do Propedêutico

0

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (08), a Missa de acolhida de quatro jovens ao propedêutico. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Monsenhor Luiz Carlos de Paula, Reitor do Seminário Santo Antônio, e pelos padres do Conselho de Formação Jorge Luís Duarte, José Domício Ferreira da Silva e Welington Nascimento de Souza.

Os novos propedeutas são: Matheus Eduardo Ferreira, de São João Nepomuceno, Renê Alves da Silva, de Passa Vinte, Victor dos Santos Gomes, de Rio Pomba e Wesley Vitor da Silva Souza, de Bom Jardim de Minas. Todos puderam acompanhar a celebração de casa, com transmissão realizada pelo Facebook do Seminário Santo Antônio, como medida de segurança contra a Covid-19.

Padre Welington irá acompanhar os propedeutas e explica o processo de formação. “Nós estamos iniciando o ano formativo da comunidade do propedêutico. A comunidade é acolhida no Seminário Santo Antônio em uma casa específica, trabalhando temas e momentos importantes dessa etapa, que é o primeiro ano de discernimento do jovem na preparação ao Seminário. ” O sacerdote falou também sobre a formação que pela primeira vez será de forma remota, como medida de segurança. “Devido a pandemia a comunidade será formada de maneira remota. Por enquanto eles ficarão em suas casas, sendo acompanhados pelo padre formador para momentos de oração, espiritualidade, missas e aulas específicas, com temas que ajudarão no processo formativo”

O Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos, falou sobre a alegria em acolher os novos jovens e abordou o processo até a escolha dos mesmos.  “Começamos com um grupo maior e os quatro foram os que perseveraram, decidiram por entrar e foram aprovados pela equipe de formação juntamente com o Arcebispo. Acolhemos a todos com alegria e pedimos à Deus que os abençoe.”

Dom Gil disse estar contente nesse momento tão importante na vida desses jovens, destacado a importância do Discernimento Vocacional Específico (Dives) para essa escolha. “Os propedeutas foram preparados pelo Dives, que é o nosso setor de discernimento vocacional, durante três anos. Os jovens que se apresentam para serem seminaristas passam por essa formação e caso aprovados entram para o Seminário. Agora, os quatro começam a sua formação para que, sendo aprovados no propedêutico, possam ingressar em nosso curso de Filosofia e Teologia, Deus querendo eles podem chegar ao sacerdócio. Que Deus abençoe muitos os queridos jovens que hoje acolhemos, ao nosso Seminário e aos nossos formadores.

*Colaboração: Elias Arruda

Conteúdo Relacionado
X