Missa no Seminário Santo Antônio abre ano formativo dos jovens na Comunidade do Propedêutico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (08), a Missa de acolhida de quatro jovens ao propedêutico. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Monsenhor Luiz Carlos de Paula, Reitor do Seminário Santo Antônio, e pelos padres do Conselho de Formação Jorge Luís Duarte, José Domício Ferreira da Silva e Welington Nascimento de Souza.

Os novos propedeutas são: Matheus Eduardo Ferreira, de São João Nepomuceno, Renê Alves da Silva, de Passa Vinte, Victor dos Santos Gomes, de Rio Pomba e Wesley Vitor da Silva Souza, de Bom Jardim de Minas. Todos puderam acompanhar a celebração de casa, com transmissão realizada pelo Facebook do Seminário Santo Antônio, como medida de segurança contra a Covid-19.

Padre Welington irá acompanhar os propedeutas e explica o processo de formação. “Nós estamos iniciando o ano formativo da comunidade do propedêutico. A comunidade é acolhida no Seminário Santo Antônio em uma casa específica, trabalhando temas e momentos importantes dessa etapa, que é o primeiro ano de discernimento do jovem na preparação ao Seminário. ” O sacerdote falou também sobre a formação que pela primeira vez será de forma remota, como medida de segurança. “Devido a pandemia a comunidade será formada de maneira remota. Por enquanto eles ficarão em suas casas, sendo acompanhados pelo padre formador para momentos de oração, espiritualidade, missas e aulas específicas, com temas que ajudarão no processo formativo”

O Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos, falou sobre a alegria em acolher os novos jovens e abordou o processo até a escolha dos mesmos.  “Começamos com um grupo maior e os quatro foram os que perseveraram, decidiram por entrar e foram aprovados pela equipe de formação juntamente com o Arcebispo. Acolhemos a todos com alegria e pedimos à Deus que os abençoe.”

Dom Gil disse estar contente nesse momento tão importante na vida desses jovens, destacado a importância do Discernimento Vocacional Específico (Dives) para essa escolha. “Os propedeutas foram preparados pelo Dives, que é o nosso setor de discernimento vocacional, durante três anos. Os jovens que se apresentam para serem seminaristas passam por essa formação e caso aprovados entram para o Seminário. Agora, os quatro começam a sua formação para que, sendo aprovados no propedêutico, possam ingressar em nosso curso de Filosofia e Teologia, Deus querendo eles podem chegar ao sacerdócio. Que Deus abençoe muitos os queridos jovens que hoje acolhemos, ao nosso Seminário e aos nossos formadores.

*Colaboração: Elias Arruda

 

Veja Também