Missa marca homenagens a Santa Edwiges e aniversário de ordenação episcopal de Dom Gil

0

Na noite dessa terça-feira, 16 de outubro, centenas de pessoas participaram da última missa em honra a Santa Edwiges, na Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que nesse dia comemorou 19 anos de ordenação episcopal.

O administrador paroquial, Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, concelebrou com o arcebispo. Segundo o sacerdote, cerca de duas mil pessoas passaram pela igreja durante todo o dia, muitas delas pedindo a intercessão para conseguirem emprego; outras, agradecendo as graças alcançadas.

Padre Tarcísio ressaltou que o testemunho da protetora dos endividados é um caminho de santidade. “Ela é exemplo de grande pessoa que soube pensar no bem dos demais. Na mãe, no pai de família, nas pessoas que estava sofrendo, naquelas que estavam vivendo na miséria, muitas vezes sem nada. Ela pensou nessas pessoas e quis restituir a dignidade que elas perderam, muitas vezes pelo egoísmo ou pelo individualismo daquela época”.

Para Dom Gil, Santa Edwiges é exemplo de desapego das coisas materiais e da caridade que deve ser praticada, sobretudo junto aos mais sofredores e pobres. O pastor ainda recordou os outros dois santos celebrados no dia: São Geraldo e Santa Margarida Maria Alacoque. “São exemplos para nós de total dedicação às coisas de Deus, sabendo que quando a gente se dedica as Suas coisas, Ele nos responde com muito mais misericórdia, bondade, amor e perdão”.

Sobre os 19 anos de sua ordenação episcopal, o arcebispo explicou que escolheu 16 de outubro por ser o mesmo dia em que São João Paulo II (que foi quem o nomeou) foi eleito Papa. Além disso, Dom Gil comemora aniversário de batismo no dia 17, mesma data de sua primeira missa como bispo. “Agradeço a Deus as graças, peço perdão pelas minhas faltas, meus pecados e peço a Ele que me sustente com Sua graça e me ajude sempre com seu amor para que eu possa ser o pastor que a Igreja espera que eu seja”, concluiu.

Após a celebração, os fiéis presentes participaram de procissão pelas ruas do Bairro Bairu. Em seguida, de volta à igreja, a comunidade fez uma homenagem a Dom Gil, que todos os anos comemora ali seu aniversário de ordenação.

Conteúdo Relacionado
X