Missa marca encerramento da Visita Pastoral de Dom Gil à Paróquia Nossa Senhora de Fátima

0

Uma Missa em Ação de Graças, realizada na manhã de domingo (1º), o primeiro do tempo quaresmal, marcou o fim da Visita Pastoral Sinodal de Dom Gil Antônio Moreira à Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage. A Eucaristia, realizada na Comunidade Verbo Divino – Santo Arnaldo Janssen, foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre Expedito Lopes de Castro, e contou com o auxílio do Diácono Márcio Ramos de Castro e dos seminaristas Marcus Vinícius e José Roberto.

A visita teve início da noite da última quinta-feira (27). Durante o período, o Pastor presidiu Missas e momentos de oração, se reuniu com as lideranças locais e passou por todas as comunidades paroquiais. O Ecônomo da Cúria Metropolitana, Padre Liomar Rezende de Moraes, e o responsável pela Contabilidade da Mitra, José Dimas Rocha Sales, também passaram pela paróquia para elucidar questões financeiras e administrativas.

Ao fim de sua passagem pela paróquia, Dom Gil fez uma avaliação muito positiva, ressaltando o comprometimento e a organização dos sacerdotes e do diácono permanente que estão à frente do trabalho. “Nos dá muita alegria de ver uma paróquia bem organizada, com a dedicação dos dois padres, do diácono e de muitos leigos: vi muitos líderes leigos completamente dedicados à obra da Igreja. Vejo que a paróquia tem seus desafios, mas também suas grandes vantagens. E a presença dos verbitas aqui, durante 35 anos, deixou uma marca forte de evangelização, de missão”, pontuou.

O Arcebispo ainda explicou a importância da visita pastoral. “É uma instituição da Igreja que o bispo deve fazer em todas as paróquias, na medida do possível, para conviver com o povo mais de perto por alguns dias, celebrando, fazendo reuniões, ouvindo e também dando as orientações que forem necessárias. Também há a convivência com os padres e a parte administrativa, de analisar o arquivo e os livros paroquiais”. Para o Pastor, a inciativa se reveste de ainda mais importância quando realizada no contexto do II Sínodo Arquidiocesano. “O Sínodo é um instrumento que procura, através da união de todas as forças vivas da Igreja, analisar como estamos andando, procurando melhorar o nosso trabalho evangelizador. É uma revisão e a procura de novos caminhos de evangelização para melhorar a atuação da Igreja na cidade, com todos os seus desafios e vantagens”, finalizou.

O Administrador Paroquial, Padre Expedito, afirmou que a visita de Dom Gil levou uma mensagem de esperança e força aos paroquianos. Além disso, também ressaltou a continuidade, nos últimos 14 meses, do bom trabalho feito pelos missionários do Verbo Divino. “Procuramos dar continuidade a esse trabalho, aprimorando as nossas atividades, formando ainda mais os nossos agentes de pastoral. Considero que é uma paróquia muito especial e estamos felizes de termos a oportunidade de exercemos aqui o nosso ministério ao lado desse povo maravilhoso que nós muito amamos”, finalizou o sacerdote, que é auxiliado pelo Vigário Paroquial, Padre Nilo Sérgio Franck Junior.

*Foto: Seminarista Rafael Nascimento

Durante a passagem pela paróquia da Zona Norte de Juiz de Fora, o Arcebispo Metropolitano visitou também as dependências do Monastério Santa Maria Mãe de Deus, da Obra dos Pequenos Monges do Pater Noster. A experiência de rito Melquita, de responsabilidade do Frei Flávio Henrique de Castro, pmPN e que abriga jovens consagradas, deve ser regularizada em relação à Eparquia Nossa Senhora do Paraíso.

Clique aqui e confira mais fotos da Santa Missa de domingo (1º).

Conteúdo Relacionado
X