Missa em ação de graças recorda 50 anos do Centro Universitário UniAcademia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã dessa segunda-feira, 26 de setembro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa em ação de graças pelos 50 anos de fundação do Centro Universitário UniAcademia, antigo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). A Eucaristia aconteceu no Teatro Academia e contou com a presença de alunos, funcionários e professores da instituição de ensino, além do Reitor, Giovânio Aguiar.

Concelebraram com o Arcebispo o Tesoureiro da Província Brasil Norte (BRN) da Congregação do Verbo Divino, Padre Jan Zbigniew Czujak, SVD, o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre Antônio Camilo de Paiva, o Vice-Reitor, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e os padres Alessandro de Melo, Jorge Luís Duarte e Tomás Joseph, SVD. O Diácono Alvaro Shwenck Spindula serviu ao Altar.

Dom Gil recordou que a comemoração do Jubileu de Ouro recorda que o centro universitário está ligado à Academia de Comércio de Juiz de Fora, dirigida pelos padres verbitas há mais de 130 anos. “Celebrar esses 50 anos é, de fato, celebrar uma grande ação de graças a Deus pelos benefícios desta casa de ensino para Juiz de Fora e para toda a região da Zona da Mata. Também para o nosso Seminário Santo Antônio, porque nós temos um convênio entre essas duas entidades educacionais. Deus seja louvado pela obra de Santo Arnaldo Janssen, grande benefício para o Brasil, para essa região sobretudo, onde começou o trabalho deles [os padres verbitas] no Brasil. E grande ação de graças a Deus, à Nossa Senhora, por tudo aquilo que vem acontecendo, não só nesses 50 anos, mas durante toda essa história de 130 anos aqui em Juiz de Fora.”

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio é um dos campi do UniAcademia. “As faculdades de Filosofia e Teologia estão em comunhão com UniAcademia e, portanto, somos reconhecidos pelo MEC. Então, celebrar essa história é celebrar o nosso DNA. Somos uma só pessoa, Seminário Santo Antônio e UniAcademia, naquilo que diz respeito à formação intelectual de nossos seminaristas”, apontou Padre Camilo.

O Reitor do centro universitário Academia/Uniacademia, Giovânio Aguiar, lembrou a história da instituição. “Na década de 60, os cursos superiores que pertenciam à Academia contribuíram para o surgimento da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 1972, retoma-se a missão de, além da educação básica, trabalhar com o ensino superior em Juiz de Fora, com o curso de Psicologia.” Ele ainda comentou a contribuição da instituição de ensino à sociedade juiz-forana. “Nós temos vários cursos, em várias áreas da educação, que contribuem para uma formação tecnológica, uma formação técnica, uma produção de conhecimento e, é claro, aquilo que a gente não se exime: construir pessoas melhores, que se preocupem com a realidade social na qual elas estão inseridas.”

A mantenedora do complexo Academia/UniAcademia é a Congregação do Verbo Divino, fundada por Santo Arnaldo Janssen. “Professor secundário da escola de ensino médio, ele entendia a necessidade de formação humana e formação científica. Por isso, ordenava seus padres para que, sempre junto com paróquia, construíssem uma escola. Estamos fazendo isso, na medida do possível, onde ainda tem esta necessidade, principalmente nos países de terceiro mundo ou países de desenvolvimento, principalmente na Ásia”, explicou Padre Jan Zbigniew Czujak, SVD.

Clique aqui e confira mais fotos da Missa.

Veja Também