Missa do Impossível volta a ser realizada ao ar livre

*Foto: Marcelo Ribeiro -Tribuna de Minas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Depois de quase dois anos, a Missa do Impossível volta a ser realizada, nesta terça-feira (22), no pátio da Matriz São José, em Juiz de Fora. Isso não acontece desde março de 2020, quando a pandemia forçou o fechamento das igrejas. Desde então, a tradicional celebração tem sido realizada no formato on-line e, após a flexibilização das normas sanitárias, passou a receber os fiéis dentro do templo localizado no Bairro Costa Carvalho.

Em entrevista à WebTV “A Voz Católica”, o Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, principal responsável pela missa, ressaltou que a medida de receber menos pessoas na celebração foi necessária. “Nós tivemos que parar forçadamente devido à pandemia, e é sempre muito importante ressaltar que a Igreja defende a vida em todos os sentidos. É claro que o desejo de estarmos juntos sempre foi muito marcante, mas também sabíamos a necessidade de, naquele momento, estarmos separados.”

Apesar do retorno à parte externa da igreja, o local da missa passará por um período de transição: neste primeiro momento, o altar será montado na porta do templo, e não próximo à rua, como antes. Independente disso, a celebração continuará sendo transmitida pelo YouTube de Padre Pierre, que revela a sua satisfação com a retomada. “Alegra-nos saber que a fé está viva no coração das pessoas, saber que elas buscam e esperam em Deus, reconhecem-No como o Deus do Impossível. Para nós, da Paróquia São José, que acolhemos com muito carinho essas pessoas, marcar esse retorno é suscitar de novo a esperança, é reconhecer a bondade de Deus depois de passar pela pandemia sendo preservados. É momento de agradecer e de lembrar dos muitos que por ali passaram e que infelizmente tiveram as suas vidas ceifadas pela pandemia.”

Durante a entrevista, o sacerdote revelou que tramita, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o projeto que dará à Missa do Impossível o título de bem imaterial da cidade. “É o reconhecimento do Poder Público ao bem que a Missa do Impossível gera na vida das pessoas”, afirmou. A celebração acontece sempre às terças-feiras, a partir das 19h30. A Igreja São José fica na Avenida Sete de Setembro, 288 – Costa Carvalho.

Vale destacar que, mesmo sendo realizada no pátio da igreja, o uso de máscara e de álcool em gel será obrigatório durante a Eucaristia. Se houver possibilidade de chuva, a celebração ocorrerá dentro do templo.

Veja Também