*Colaboração: Assessoria de Comunicação da Catedral Metropolitana
Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, os fiéis se reuniram para a Missa da Ceia do Senhor – Lava-Pés. A igreja ficou lotada para a celebração que relembra a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e o exemplo deixado por Jesus: da humildade e do amor ao próximo.
Durante a celebração, o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira repetiu o gesto de humildade de Jesus e lavou os pés de 12 jovens da paróquia, que representaram os apóstolos.
O arcebispo falou sobre o gesto de humildade realizado por Jesus e a grande lição que Ele nos dá na mesma noite. “Com aquele gesto, Jesus nos ensina um dos seus mandamentos: ‘Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei’, ou seja, servir ao próximo seguindo o exemplo de Jesus, que se inclinou, como um escravo, diante dos discípulos e lavou os seus pés”, explicou.
O arcebispo ainda afirmou que aquela missa que Jesus celebrou nunca terminou, toda vez que a consagração acontece, revivemos aquela mesma noite. “A missa de Cristo continua a ser celebrada, desde a instituição da Eucaristia. Por isso, a nossa Páscoa é celebrada com a presença viva de Cristo e não com sua lembrança”, finalizou.
Ao final da celebração aconteceu a transladação do Santíssimo para a capela onde ficou exposto para adoração dos fiéis.
Confira as fotos da celebração, clicando aqui.