Missa de envio marca início de missão no Haiti

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último domingo, 16 de julho, na Capela Nossa Senhora de Fátima e São Cristóvão, no Bairro Benfica, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a missa de envio do grupo que realizará missão no Haiti. Junto com Dom Gil, embarcaram o bispo da Diocese de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e cinco integrantes da Comunidade Jovens Missionários Continentais (JMC).

Segundo Dom Gil, a missão terá como objetivo estudar as condições do país mais pobre das três Américas, para ajudar em suas necessidades e cuidar de uma futura base missionária no local. A iniciativa atende ao pedido de Papa Francisco, de uma “Igreja em saída” e que olhe para os pobres. “Há muito trabalho a ser feito ali, muita caridade a ser praticada, muita solidariedade a ser vivida, e nós não queremos ficar fora desta ajuda. Queremos ofertar o pouco que podemos”, destacou.

Dom José Eudes revelou a grande expectativa pela viagem ao Haiti, onde poderá conhecer uma nova realidade. “Acredito que esta missão será enriquecedora para todos”, revelou. Já o sociólogo e integrante da Comunidade JMC, Wilmar José Pereira de Carvalho, de 31 anos, confessou estar ansioso e feliz por atender a um pedido de Papa Francisco, de ir ao encontro daqueles que sofrem e têm dificuldades. Marina Lopes de Assis, de 23 anos, a mais nova do grupo, mostrou o seu desejo de dar o seu melhor aos haitianos. “Como missionária, quero ser um instrumento de Deus na vida dessas pessoas”, afirmou.

Após a missa, a comitiva arquidiocesana seguiu em direção ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde, ainda na madrugada desta segunda-feira (17), embarcou em voo para o Panamá. De lá, o grupo seguiu para Porto Príncipe, capital do Haiti, no início da tarde, com chegada prevista para as 15h30 desta segunda. O retorno de parte dos missionários está previsto para 28 de julho, enquanto os últimos retornarão no dia 5 de agosto.

Vale destacar que, durante a celebração desse domingo (16), cerca de 70 pessoas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição receberam o Sacramento da Crisma. A Santa Missa ainda marcou o encerramento da missão realizada durante o fim de semana pela Comunidade Jovens Missionários Continentais. Concelebraram com Dom Gil e Dom José Eudes o pároco local, Padre José de Anchieta Moura Lima, o Padre Carlos José Arlindo Silva, e o diácono Cid Martins de Abreu.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também