“Missa da Lavoura” é realizada neste final e semana em Santana do Deserto (MG)

Declarada como Patrimônio Cultural Imaterial, a tradicional “Missa da Lavoura” da cidade de Santana do Deserto (MG), acontece há 82 anos, para recordar o milagre recebido no local. Na ocasião, em 1939, a população se reuniu no pátio da Igreja Matriz, em uma Missa de súplica, e conseguiu a graça da chuva.

Neste ano, a festividade tem como tema “Num louvor a Deus cultivar e guardar o jardim do mundo” (cf. Gn 2,15). Nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, às 19h, tem início as celebrações com a Missa do Apostolado da oração. No sábado (6), às 8h, acontece o momento de oração pela terra, seguida de uma cainhada saindo do Cruzeiro em direção a Matriz. Já no domingo (7), a “Missa da Lavoura” será realizada às 10h, na Matriz Santa Ana, em ação de graças pelos produtores rurais.

Vale destacar que a economia de Santana do Deserto é de base agropecuária, assim sendo, a lavoura e esta festa são bastante valorizadas pelos seus cidadãos, como é possível notar na seguinte frase do cartaz de divulgação: “ A história viva na memória do povo”.

Cartaz de divulgação

Veja Também