Militares se reúnem na Catedral para Missa pelos 70 anos de envio da FEB para a 2ª Guerra Mundial

10150640 604646366294525 1287399570 n
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

*Colaboração: Leandro Novais

Na noite da última sexta-feira, 21, às 19h, a Catedral de Juiz de Fora foi palco da celebração comemorativa pelos 70 anos do envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a 2ª Guerra Mundial, na Itália. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos Padres da Arquidiocese.

Participaram da celebração várias autoridades militares, o vice-prefeito Sérgio Rodrigues, soldados do exército, da polícia militar, do corpo de bombeiros e alunos do colégio militar, além dos fiéis. O momento também marcou o encerramento do centenário do nascimento de Frei Orlando, Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), que vem sido comemorado desde o dia 23 de fevereiro de 2013.

Após a procissão de entrada, os militares entraram com algumas relíquias de Frei Orlando e com a Bandeira Nacional. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional pela banda do exército. Após a celebração, todos foram convidados a assistir um documentário sobre Frei Orlando, exibido em um telão.

Durante todo o dia, 30 réplicas de viaturas militares que foram usadas na 2ª Guerra Mundial ficaram expostas ao público no estacionamento da Catedral de Juiz de Fora.

A programação festiva relacionada aos 70 anos do embarque da FEB para a Itália e ao centenário de nascimento de Frei Orlando começou em Morada Nova de Minas, onde nasceu o sacerdote. Atividades ainda foram realizadas em Divinópolis, Belo Horizonte e São João del-Rei. Depois de Juiz de Fora, também houve festividades em Petrópolis e no Rio de Janeiro, onde a programação foi encerrada ontem. Parte das festividades aconteceu aqui, pois a cidade é sede da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth) e abriga uma das unidades regionais da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB).

Outras Informações:

Catedral Metropolitana –  (32) 3250-0700

Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

 

Veja Também