Militares e estudantes recebem Sacramento da Crisma na Igreja da Glória

0

Na manhã dessa quinta-feira, 7 de novembro, 80 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma durante Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora. Os crismados pertencem à 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) e ao Colégio Militar.

Concelebraram com o arcebispo o Capelão Militar, Padre João Batista Diniz Ferreira, os capelães da reserva, Padre Renato Alves Rodrigues e Nelson Augusto de Oliveira, além do Padre Carlos José Arlindo Silva. O coronel Haroldo Patrício Ribeiro Filho representou o comandante da 4ª Brigada, general Álcio Costa.

O rito da Confirmação teve início após a leitura do Evangelho, quando Padre Ferreira apresentou os crismandos, que estavam de pé, ao Arcebispo. “O Espírito Santo virá sobre vocês de forma silenciosa, mas eficaz. Que vocês assumam a responsabilidade de proclamar a fé católica cristã através do seu exemplo, da sua palavra”, disse o pastor, que ainda pediu aos padrinhos e madrinhas que se levantassem, ressaltando a importância de seu papel. “Vocês devem ser uma espécie de pedagogos para os seus afilhados, ou seja, ajudá-los a caminhar direito com a vida de fé. Vocês vão ajudar os seus afilhados a serem fiéis aos compromissos que eles assumem hoje, de maior fidelidade à fé cristã”.

Após a homilia, alguns crismandos acenderam suas velas no Círio Pascal, passando a luz aos demais colegas, e, em seguida, todos renovaram as promessas batismais. Logo após, Dom Gil e os padres presentes impuseram as mãos sobre os jovens e adultos que, de joelhos, receberam a bênção. Terminada a oração, os crismandos, com seus respectivos padrinhos e madrinhas, aproximaram-se do arcebispo para serem ungidos com o óleo do Santo Crisma.

Em entrevista, Dom Gil afirmou que o Sacramento da Confirmação é um presente de Deus, em primeiro lugar, mas também uma responsabilidade. “É o Espírito Santo que nos é dado para fortificar a nossa caminhada, confirmar o Batismo e irmos para frente. Mas, ao mesmo tempo, quem recebe o Sacramento da Confirmação promete a Deus andar mais direito nos seus caminhos; assumir aqueles compromissos que Jesus Cristo nos deu, sobretudo de amor a Deus e amor ao próximo, mas também da participação viva na comunidade de fé”.

A formação religiosa, segundo o Arcebispo, também é muito importante no ambiente militar. “Os próprios militares são muito cientes da sua responsabilidade no sentido da espiritualidade: a pessoa humana não é só corpo, físico e mente, mas ela também tem um aspecto transcendente. As Forças Armadas no Brasil reconhecem este valor inalienável que é a transcendência, ou seja, a parte espiritual de cada pessoa. Por isso, o Exército facilita e apoia todas as iniciativas religiosas dos que estão ali nas suas fileiras ou nos seus colégios”.

Segundo o Capelão Militar, Padre Ferreira, a caminhada religiosa dos militares e estudantes é chamada de “iniciação cristã”, através da qual eles têm acesso aos sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma. Com o acompanhamento de catequistas, os jovens e adultos participam de retiros, palestras e de catequeses semanais. Além disso, nos núcleos religiosos, eles têm acompanhamento espiritual regular e a oportunidade de frequentar missas mensais.

Clique aqui e confira mais fotos da Missa desta quinta-feira (7).

Conteúdo Relacionado
X