Milhares de pessoas participam da celebração de Corpus Christi em Juiz de Fora

0

 

*Por: Leandro Novaes

Em sua homilia, Dom Gil falou aos fiéis sobre o significado da festa do Corpo de Cristo. “Neste Corpus Christi, nossos corações se voltam para aquela quinta-feira que antecedeu a morte de Jesus Cristo. A Palavra de Deus nos alimenta, transformando o pão em seu corpo e o vinho em seu sangue. É o alimento para a nossa caminhada”.Nesta quinta-feira (19), milhares de fiéis se reuniram em torno da Paróquia Bom Pastor, para a celebração de Corpus Christi, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. O momento, concelebrado por diversos padres da Arquidiocese de Juiz de Fora, foi realizado pelas dez paróquias que compõem a Forania Santo Antônio.

Todos os presentes receberam o Sacramento da Eucaristia e também uma vela, para, após a celebração, participarem de uma grande e bela procissão luminosa até a Catedral. Durante o translado, o arcebispo deu a bênção do Santíssimo Sacramento em três momentos: primeiro, em frente à Santa Casa de Misericórdia, em atenção especial aos enfermos; em seguida, em frente ao Cenáculo São João Evangelista; e, finalmente, na Catedral, por onde passou pelo tradicional tapete de serragem, confeccionado pelos paroquianos.

Após a bênção final, concluiu-se que cerca de dez mil pessoas participaram da celebração e da procissão, considerando que cinco mil velas foram distribuídas e  grande parte das pessoas não receberam. Dom Gil agradeceu a fervorosa participação dos fiéis e levou o Santíssimo Sacramento para ser devidamente guardado na Capela do Santíssimo, no interior da igreja.

As paróquias que não pertencem à Forania Santo Antônio e as paróquias das outras cidades que compõem a Arquidiocese também celebraram a festa de Corpus Christi, com programações particulares. Somando a estimativa de fiéis em cada paróquia, foram cerca de 180 mil fiéis louvando a Jesus Cristo nesta data tão importante para nossa Igreja.

Conteúdo Relacionado
X