Menino Jesus de Praga é festejado em comunidade do Poço Rico

Foto: Mr. Tobin/Shutterstock
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta sexta-feira (15), a Paróquia Santíssima Trindade, em Juiz de Fora, inicia mais uma festa do Menino Jesus de Praga, aquele que dá nome a comunidade Matriz. Este ano o tema será “Vocação: Graça e Missão”, recordando o Ano Vocacional que a Igreja no Brasil tem vivenciado.

Até o dia 23 de setembro, a comunidade do bairro Poço Rico realizará o novenário, sempre às 18h, com Missas. A programação festiva contará também com show de prêmios no próximo domingo (17), às 14h30, no salão paroquial, além da tradicional cantina.

No dia 24 de setembro, os festejos serão encerrados.  Neste dia haverá duas Missas: às 11h e às 18h, antes da última Eucaristia a procissão saída da Igreja Santa Tereza, a partir das 17h.

A Igreja Menino Jesus de Praga fica na  Rua Pinto de Moura, 70 – Bairro Poço Rico.

Imagem do Menino Jesus de Praga

Em Praga, hoje capital de República Tcheca, em 1628, no Convento dos Carmelitas Descalços, que passava por sérias dificuldades. Movida de compaixão, a princesa Polyxena de Lobkowitz decidiu presentear os religiosos carmelitas com uma escultura bastante especial: o Menino Jesus, já um pouco crescidinho, vestido em trajes de príncipe. Em uma das mãos, trazia um globo, representando o mundo inteiro; na outra, apresentava um sinal de bênção, com os dedinhos indicador e médio levantados, no estilo das imagens sacras orientais. Entretanto, o detalhe mais encantador da imagem era o sorriso franco e cheio de amor estampado no rosto do Menino Deus, sinal bastante raro nas imagens de Jesus.

Com o passar do tempo, a devoção ao Menino Jesus de Praga foi se espalhando pelo mundo inteiro. Chegou ao Brasil trazida pelos padres carmelitas.

*Com informações de Editoras Paulinas.

Veja Também