Memorial Monsenhor Marciano é inaugurado em Santa Rita de Jacutinga (MG)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Será inaugurado, no próximo dia 1º de maio, em Santa Rita de Jacutinga (MG), o Memorial Monsenhor Marciano. A abertura oficial do espaço, que já recebe visitações, acontecerá após a missa das 10h, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na Matriz.

Antes, às 8h, haverá celebração na Capela Nossa Senhora Aparecida do Monte Calvário. Em seguida, uma procissão sairá do local com a imagem da Padroeira do Brasil em direção à Matriz Santa Rita de Cássia. As atividades abrem, no município, a tradicional Festa de Maio, criada por Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca em 1912.

O memorial que homenageia o sacerdote também conhecido como “Padrinho Vigário”, foi instalado na casa onde ele morou por quase 60 anos, tempo em que foi o responsável pela paróquia. O local, cuja curadoria e montagem são de responsabilidade de Paulo Alvarez, traz em seu acervo objetos pessoais, fotografias e documentos que contam a história do religioso e também da cidade de Santa Rita de Jacutinga. O padre foi o líder da Comissão de Emancipação do Município, que pertencia a Rio Preto, da qual se desvinculou em 1944.

A exposição permanente recebe visitas todos os dias, das 13h às 18h, e também pela manhã, aos finais de semana e dias festivos. A entrada é gratuita, mas o espaço recebe contribuições voluntárias para que a estrutura seja mantida. O local também sedia, às segundas-feiras, às 19h, oração do Santo Terço. O endereço é Rua Prefeito José Rômulo, 40 – Centro.

O processo de beatificação e canonização de Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca, aceito pela Santa Sé em 2014, prossegue, com trabalhos de estudo dos fatos referentes à sua vida, inclusive de graças e milagres que ele teria realizado. Com a aprovação do pleito pela Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano, o presbítero mineiro já é chamado com o título de “Servo de Deus”.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também