Membros do CAP se reúnem no Seminário Santo Antônio

0

No último sábado (27), membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), se reuniram no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. A reunião, que foi a segunda do ano, contou com a participação do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

A programação foi iniciada com a oração inicial, na Capela do Seminário, seguida de café da manhã. Logo após, os participantes seguiram para o auditório da instituição, onde Dom Gil ministrou uma palestra abordando a Contextualização das diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da igreja no Brasil (doc. 102 CNBB) e sobre a 1º Urgência (Igreja em estado permanente de missão – pág. 34 a 41 do doc. 102 CNBB).

Após a fala do arcebispo, os coordenadores da Comunidade Jovens Missionários Continentais falaram sobre o trabalho que o grupo vem fazendo durante os dois anos de existência. Após a apresentação, os padres José de Anchieta Moura e Lima e Sérgio Renato de Souza falaram sobre o tempo que estiveram em missão na igreja irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora, Diocese de Óbidos.

Ainda durante a manhã, representantes dos grupos missionários, Sociedade São Vicente de Paulo, Legião de Maria e Arautos do Evangelho também abordaram suas experiências missionárias.

No período da tarde os presentes participaram de outra palestra, ministrada pelo Pe. Geraldo Dondici Vieira, com o tema “Sob o testemunho da Sagrada Escritura – Os personagens bíblicos no Documento 102 CNBB.

Após o momento formativo, os membros do CAP se dividiram em grupos para analisarem como as experiências missionárias ensinam, o enriquecimento que elas trazem, quais os desafios de ser um missionário e quais os passos devem ser dados para continuar o trabalho permanente de missão.

Dom Gil destaca que nesses encontros do CAP, todas as forças vivas da Arquidiocese estão presentes e que a função principal da reunião é rever a caminhada, ver se o trabalho que está sendo realizado está fiel ao que foi decidido no Sínodo Arquidiocesano e ver também o que está faltando. “Esta não é uma reunião comum, não é uma reunião apenas para motivo espiritual, mas também para analisar a vida da Igreja na Arquidiocese, se estamos fiéis à proposta de Jesus Cristo e se estamos atendendo aquilo que o evangelho nos indica”.

A próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral CAP, que será a última do ano, está marcada para o mês de novembro.

Para conferir a galeria de fotos da reunião, clique aqui.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X