Membros do CAP se reúnem no Seminário Santo Antônio

DSC04761
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último sábado (27), membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), se reuniram no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. A reunião, que foi a segunda do ano, contou com a participação do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

A programação foi iniciada com a oração inicial, na Capela do Seminário, seguida de café da manhã. Logo após, os participantes seguiram para o auditório da instituição, onde Dom Gil ministrou uma palestra abordando a Contextualização das diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da igreja no Brasil (doc. 102 CNBB) e sobre a 1º Urgência (Igreja em estado permanente de missão – pág. 34 a 41 do doc. 102 CNBB).

Após a fala do arcebispo, os coordenadores da Comunidade Jovens Missionários Continentais falaram sobre o trabalho que o grupo vem fazendo durante os dois anos de existência. Após a apresentação, os padres José de Anchieta Moura e Lima e Sérgio Renato de Souza falaram sobre o tempo que estiveram em missão na igreja irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora, Diocese de Óbidos.

Ainda durante a manhã, representantes dos grupos missionários, Sociedade São Vicente de Paulo, Legião de Maria e Arautos do Evangelho também abordaram suas experiências missionárias.

No período da tarde os presentes participaram de outra palestra, ministrada pelo Pe. Geraldo Dondici Vieira, com o tema “Sob o testemunho da Sagrada Escritura – Os personagens bíblicos no Documento 102 CNBB.

Após o momento formativo, os membros do CAP se dividiram em grupos para analisarem como as experiências missionárias ensinam, o enriquecimento que elas trazem, quais os desafios de ser um missionário e quais os passos devem ser dados para continuar o trabalho permanente de missão.

Dom Gil destaca que nesses encontros do CAP, todas as forças vivas da Arquidiocese estão presentes e que a função principal da reunião é rever a caminhada, ver se o trabalho que está sendo realizado está fiel ao que foi decidido no Sínodo Arquidiocesano e ver também o que está faltando. “Esta não é uma reunião comum, não é uma reunião apenas para motivo espiritual, mas também para analisar a vida da Igreja na Arquidiocese, se estamos fiéis à proposta de Jesus Cristo e se estamos atendendo aquilo que o evangelho nos indica”.

A próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral CAP, que será a última do ano, está marcada para o mês de novembro.

Para conferir a galeria de fotos da reunião, clique aqui.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também