Mãe do Rocio, ternura de Deus: romaria vai levar devotos ao Santuário Mariano no Paraná

Foto: ACI Digital
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Uma imagem de Nossa Senhora encontrada em um rio por um pescador. O pedido de intercessão à Virgem Maria em um período de doença. A fé das pessoas que a transformou em padroeira: este é um resumo do impacto de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná.

A devoção transcendeu fronteiras e foi além do Santuário do Rocio, que fica em Paranaguá, no litoral norte do estado e é administrado pela Congregação Redentorista. Em novembro, uma romaria sairá de Juiz de Fora rumo ao local.

Em entrevista à Catedral FM, o diretor espiritual da peregrinação, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, falou sobre a história de Nossa Senhora do Rocio e explicou que já é possível reservar a vaga para a viagem.

Da Espanha para o Brasil: Mãe Do Rocio, ternura de Deus

Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, contou que a devoção a este título mariano no Sul do País começou no século 17. “A devoção é originária da Espanha. Rocio quer dizer orvalho, ou chuva de graças. Essa devoção no estado do Paraná inicia em 1648, quando um pescador, o Pai Berê, descendente de escravizados, encontra essa imagem na sua rede de pesca; parecido com o encontro de Nossa Senhora Aparecida só que a imagem é diferente, ela lembra um pouco a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Então, começaram a rezar diante da imagem. Inicialmente ela rodava nas casas”, contou o sacerdote.

Alguns anos depois do encontro da imagem, uma doença se alastrou na região e os moradores pediram a intercessão à Nossa Senhora do Rocio. Segundo Pe. Vanderlei e isso fortaleceu a devoção a este título mariano no Paraná.

Os padres redentoristas administram o Santuário de Nossa Senhora do Rocio desde 1920, que recebe as visitas de devotos agradecendo ou pedindo graças. “Essa devoção é muito linda, porque Nossa Senhora é invocada contra as enfermidades, na cura, na libertação dos enfermos, dos que padecem de doenças muito graves. A gente percebe esse testemunho dos fiéis que vão lá cumprir suas promessas e de muitos fieis que vão lá pedir e que alcançam essas graças pela fé”.

Como participar da romaria

A programação da peregrinação inclui conhecer as Curitiba e Paranaguá, além das atividades da festa de Nossa Senhora do Rocio, uma chance de fortalecer a espiritualidade e também conhecer novos lugares.

O pacote inclui passagem aérea em classe econômica; uma noite de hospedagem em Curitiba com café; seis noites de hospedagem em Paranaguá com café; transfers, visitas e excursões indicadas no roteiro; taxas hoteleiras e seguro de viagem.

Os interessados devem entrar em contato com a Agência AZTour é (32) 3213-9634 (WhatsApp).

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF

Veja Também