Live formativa reúne dezenas de agentes da Pastoral da Comunicação

0

Na manhã do último sábado (5), aconteceu a live “Pastoral da Comunicação na era digital”, a primeira formação on-line da Arquidiocese, voltada a pastoral que ganhou mais destaque neste tempo de pandemia.

Na ocasião, o Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva, conduziu a formação dos agentes e colaboradores da Pastoral da Comunicação (Pascom). Chamando-os de catequistas digitais, ele agradeceu o importante trabalho que vem sendo realizado, e apresentou conceitos, orientações práticas para aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pela pastoral nas paróquias.

O Vigário trouxe diversos escritos da Igreja, documentos e mensagens dos Papas sobre a internet, para explicar melhor o cenário vivido e como proceder nele. “Como fazer com que as novas percepções não sejam fúteis para o cristão, mas sejam integradas a Evangelização? Não se trata de uma questão sociológica, ou pura técnica, estamos diante de um novo sujeito a ser evangelizado na cultura contemporânea”, questionou Padre Camilo.

Ele ainda orientou a usar ao máximo as ferramentas e meios possíveis a realidade de cada paróquia, focando em criar conteúdos efetivos. “Você (agente da Pascom) tem que influenciar a cultura, corações, percepções. Tem que colocar o evangelho, a Igreja toda, dentro de uma perspectiva que vá dialogar com o homem moderno.”

Focando na parte prática, frisou a importância do cuidado com as imagens, com a dinamicidade e compreensão do divulgado. Com a colaboração do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, eles elencaram algumas ações que tornar as transmissões das celebrações mais ricas para os fiéis que acompanham de suas casas.

Visando ser mais dinâmica e ilustrativa, com ajuda dos jornalistas da Arquidiocese, foram apresentadas iniciativas de algumas paróquias e a adaptação de padres para a realização das celebrações on-line, e números relativos ao alcance de tais missas.

Ao final da live, Dom Gil falou sobre a satisfação com a comunicação da Arquidiocese, que melhorou bastante desde o início do isolamento social, em março. Recordando os números de atingidos pelas celebrações nas redes sociais, de toda a Arquidiocese, ele fez pediu que não se perdesse essa oportunidade na missão. “Temos que fazer o trabalho em conjunto, esse é um objetivo sinodal. Juntos somos mais e fazemos melhor.“

No encerramento, Padre Camilo anunciou que serão disponibilizados, no site da Arquidiocese, materiais formativos com vídeos e textos. Também a Web TV A Voz Católica e a Rádio Catedral se colocam a disposição para ajudar as paróquias com quaisquer dúvidas sobre comunicação.

A transmissão já atingiu mais 1,5 mil visualizações, em pouco mais de 24 horas. Ela marca a nova fase do II Sínodo Arquidiocesano, chamada de programa emergencial. É a retomada dos trabalhos sinodais de forma on-line, entendendo que este é momento de mudanças, adequações, mas também de muito trabalho.

Você pode conferir neste momento, na íntegra, no Facebook da Arquidiocese.

Conteúdo Relacionado
X