Lisboa receberá 1º Festival de Influencers Católicos durante a JMJ 2023

*Projeção gráfica do palco principal do Parque Cristonautas na JMJ Lisboa 2023 | Foto: Reprodução Cristonautas

Em meio a tantas atividades que serão realizadas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, um outro evento chama a atenção, estando diretamente ligado à “digitalização” do maior encontro de jovens católicos do mundo. No dia 4 de agosto, sexta-feira, acontecerá o 1º Festival de Influencers Católicos.

Intitulado “World Encounter of Digital Evangelizers and Missionaries” (“Encontro Mundial de Missionários e Evangelizadores Digitais”, em tradução livre), o evento tem como objetivo celebrar e agradecer o grande trabalho missionário de influenciadores digitais, que transmitem o Evangelho através das suas redes sociais. O festival acontecerá na Praça Martim Moníz – onde será montado o Parque Cristonautas durante a JMJ Lisboa 2023 –, com o tema “Ide por todo o mundo” (cf. Mc 16,15).

A iniciativa é do grupo “La Iglesia te Escucha” (“A Igreja te Escuta”, em tradução livre), criado no contexto do Sínodo para a Sinodalidade realizado entre 2021 e 2024. As atividades sinodais envolveram a escuta das igrejas particulares, em etapas diocesanas e continentais, e também de usuários do mundo digital.

Assim surgiu o grupo, diretamente ligado à presença da Igreja no ambiente digital. Agora, durante a JMJ, ele promove, juntamente com o Dicastério para a Comunicação, o primeiro encontro mundial de influenciadores católicos. O início do Festival está marcado para as 21h30 do horário de Lisboa, e as inscrições podem ser realizadas no site do evento. Também é possível acompanhá-lo remotamente, por videoconferência, com link enviado após realização do cadastro.

Presença brasileira

O Festival conta com atrações musicais e testemunhos, tendo a participação de representantes de vários países. O Brasil conta com duas participações: o cantor e missionário da Comunidade Canção Nova Pitter Di Laura, e a banda Missionário Shalom. Também estarão presentes Hakuna Group Music (Espanha), padre Rob Galea (Austrália) e Pablo Martínez (Argentina), acompanhados pelo Monsenhor Lucio Adrián Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação.

Pitter ressalta o olhar da Igreja para a evangelização nos ambientes digitais e para estes “novos” evangelizadores, especialmente por meio do Sínodo. “Este Festival de Influencers Católicos não é só um momento de evangelização para os influencers, é também um momento de partilha – que trabalho cada um está fazendo, qual o resultado, como os jovens têm se engajado nesse meio digital, uma vez que eles estão, em sua maioria, lá, e como fazer para ter uma linguagem daquilo que diz a Igreja”, afirma.

Dentre as atividades, o missionário também destaca a partilha de experiências entre os influencers, para entenderem melhor os desafios e realidades que cada um enfrenta. Contudo, todos se unem por um mesmo objetivo de anunciar o Evangelho e ser uma Igreja em saída. “Não é só o que eu penso, outras pessoas pensam, um grupo pensa, mas catequese, doutrina, para a gente não sair do que a Igreja Católica é dentro desse mundo digital”, conclui.

*Fonte: Site da Canção Nova

Veja Também