Na manhã do último sábado, 24 de junho, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio sediou mais uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP). O evento contou com a presença de leigos representantes de pastorais e movimentos da Arquidiocese de Juiz de Fora, bem como de vigários forâneos e episcopais e diáconos.
O encontro foi conduzido pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e pelo secretário-executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges. Em sua fala de abertura, Dom Gil lembrou da Solenidade do Nascimento de São João Batista, celebrada naquele dia. “Todos nós temos a função de anunciadores do Senhor, como João Batista foi. Temos que ser luz”, destacou.
O secretário do Sínodo Arquidiocesano, Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, foi o responsável por recordar as conclusões da primeira e segunda revisões sinodais, realizadas em 2013 e 2015, respectivamente. A terceira revisão será feita nos próximos meses de outubro e novembro. Em seguida, o Padre Geraldo Dondici Vieira fez uma reflexão sobre os ensinamentos de Papa Francisco, baseando-se nas palavras “caritas” (caridade), “communia” (comunhão) e “missio” (missão).
Logo após, o secretário-executivo de Pastoral, Padre Everaldo, propôs trabalho em grupos, que discutiram os três eixos norteadores da próxima revisão sinodal: colegialidade, missionariedade e solidariedade. Por fim, o sacerdote apresentou aos presentes o Diretório Pastoral para os Órgãos Colegiados, lançado no último Dia de Corpus Christi.
A próxima reunião do CAP está marcada para o dia 21 de outubro.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450