Leiga da Arquidiocese recebe Consagração Virginal

0

Nesta quinta-feira, dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu uma Missa Ritual de Consagração Virginal, na Capela do Seminário. A jovem Marcela Kamiroski Melo, paroquiana de Santa Luzia, foi consagrada, após anos de discernimento.

O costume de consagrar as virgens, desde os primeiros tempos, existe na Igreja. Com o rito, a Igreja manifesta o seu amor pela virgindade, implora para as virgens o dom da graça celeste e roga instantemente a Deus que envie sobre elas a efusão do Espírito Santo.

Segundo Dom Gil, a oferta de uma virgem é uma oferta como de Maria. “Deus valorizou em Maria a virgindade e recebe, portanto, a consagração como um ato de doação, de entrega total somente a Ele.”

Em entrevista, o Arcebispo expressou sua alegria em receber a Consagração Virginal da jovem, depois de um período de preparação. “É um momento importante para nós e também para nosso Sínodo. No contexto do Sínodo Arquidiocesano, pessoas que se consagram totalmente ao serviço da Arquidiocese, (vem) para somar a todos nós na propagação do Evangelho, pelas ruas e sobre os telhados.”

Com a consagração as virgens sagradas são impelidas a amarem mais fervoramente a Cristo e servirem aos irmãos. Dentre suas principais funções estão a dedicação às obras de penitência e de misericórdia, à ação apostólica e à oração sagrada; Elas fazem coro a Igreja, louvando incessantemente o Pai celeste e intercedendo pela salvação de todo o mundo.

Há cerca de seis anos Marcela busca entender sua vocação. “Fiz um retiro e senti um forte desejo de me entregar totalmente a Deus. Eu não sabia muito bem como seria essa trajetória, mas Deus foi guiando cada momento para que eu fizesse à vontade dele”, contou ela.

Diante dos presentes, familiares e celebrantes, Marcela declarou seu desejo de perseverar no propósito da santa virgindade, ofertou seu propósito de Castidade e receber a benção da consagração. Já consagrada, recebeu o véu, símbolo da consagração.

“Hoje foi uma realização de um sonho, porque é um casamento. Eu sinto que hoje foi o meu casamento, encontrar com Jesus e estar sempre totalmente para Ele”, afirmou ela após a missa.

*Com informações de Secretariado Nacional de Liturgia

Conteúdo Relacionado
X