Juiz de Fora se prepara para celebrar, no próximo dia 31 de maio, seus 175 anos de história. E, como presente à cidade, a Arquidiocese de Juiz de Fora convida a população para o lançamento do livro “100 anos da Diocese de Juiz de Fora (1924-2024)”, uma obra que resgata e valoriza a rica trajetória da Igreja Particular que há um século caminha com o povo juiz-forano.
O evento será realizado às vésperas do aniversário da cidade, no dia 29 de maio, às 19h, na Cúria Metropolitana, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Passos. A abertura da noite contará com a apresentação do Coral Benedictus, seguida das explanações de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano e idealizador do projeto, e da professora Mabel Salgado Pereira, organizadora da publicação. Após o momento solene, os presentes serão recepcionados com um coffee break.
Do zelo apostólico à missão evangelizadora
Criada em 1º de fevereiro de 1924 e elevada à Arquidiocese em 1962, a então Diocese de Juiz de Fora nasceu do desmembramento da Arquidiocese de Mariana, tendo como fator decisivo não apenas o crescimento urbano, mas o forte dinamismo pastoral existente na cidade. Dom Silvério Gomes Pimenta, então Arcebispo de Mariana, teve papel fundamental nesse processo ao atrair para a região importantes congregações religiosas e estimular obras sociais, educativas e pastorais.
Na época da criação da Diocese, Juiz de Fora já se destacava pela vida religiosa pulsante, com colégios católicos, imprensa ativa – como o jornal O Lar Católico –, música sacra e ações caritativas expressivas. O primeiro bispo, Dom Justino José de Sant’Ana, lançou os alicerces da nova Igreja Particular com três iniciativas fundamentais: o Seminário Menor Santo Antônio, o jornal O Lampadário e o Patronato São José, que acolheu centenas de crianças e famílias.
Memória viva e atual

A obra é resultado de um trabalho coletivo que reúne textos de sacerdotes, seminaristas, leigos e leigas, religiosos, secretárias paroquiais e bibliotecárias, compondo um amplo mosaico sobre a vida e missão da Diocese ao longo de um século. São abordadas temáticas como organização eclesiástica, ação social, vida litúrgica, formação do clero, imprensa católica, patrimônio diocesano, entre outras expressões do testemunho cristão na cidade e região.
O livro será vendido durante o evento com valor promocional de R$140. Após o lançamento, o preço passa a ser R$152. Os pagamentos poderão ser feitos em dinheiro ou via Pix. Para participar da noite de lançamento, é necessário confirmar presença até 19 de maio, pelo WhatsApp da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese: (32) 98831-4454.