Juiz de Fora sedia encontros vocacionais da Ordem dos Frades Menores Conventuais

0

A Ordem dos Frades Menores Conventuais promove, neste domingo, 24 de fevereiro, a partir das 8h, o seu primeiro Encontro Vocacional em Juiz de Fora. O evento, direcionado a meninos e meninas a partir dos 13 anos de idade, será realizado no Convento São José de Cupertino, anexo à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Monte Castelo.

O encontro é organizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da congregação religiosa. São convidados a participar aqueles que tenham o desejo de conhecer um pouco mais a sua vocação. A programação inclui missa, dinâmicas conjuntas e individuais, palestras e conversas com freis e irmãs presentes.

Segundo o animador vocacional custodial, Frei Willian Gomes Mendonça, OFMConv, o primeiro passo para ajudar os jovens no processo de discernimento é proporcionar o seu autoconhecimento. “Conhecer a sua história, conhecer o que o formou, as pessoas que estiveram na sua história, quem fez parte, quem ajudou a torná-lo aquilo que ele é hoje. Então, a nossa proposta dos encontros vocacionais é contribuir para a nossa Igreja e, assim, para cada pessoa, para cada adolescente, a fazer um caminho vocacional de maneira muito serena, muito tranquila, sem ter uma pressão de ser este ou aquele caminho. Conhecendo a si mesmo de um modo um pouco mais profundo, lá na frente ele pode fazer uma opção, uma escolha por um caminho vocacional”.

A participação no evento de domingo (24) é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Além deste, estão previstos mais cinco encontros vocacionais em 2019, todos abertos a novos participantes. O endereço do Convento São José de Cupertino e da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é Rua Amambaí, 130 – Bairro Monte Castelo.

Confira, abaixo, as datas:

24 de fevereiro: 1º Despertar Franciscano
7 de abril: 2º Despertar Franciscano
23 de junho: 3º Despertar Franciscano
18 de agosto: 4º Despertar Franciscano
20 de outubro: 5º Despertar Franciscano
3 de novembro: 6º Despertar Franciscano

Conheça a Ordem dos Frades Menores Conventuais

Ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis, com o nome de Frades Menores. A este nome, quase desde os inícios, se acrescentou a denominação de Conventuais. Os membros da Ordem chamam-se Frades Menores Conventuais.

Desde a sua fundação, por vontade do Pai São Francisco, é uma verdadeira fraternidade, constituída de irmãos que participam na vida e nas obras da Comunidade segundo a condição de cada um. São Francisco quis que os seus frades se chamassem Frades Menores, para que do próprio nome os seus discípulos aprendessem que vieram da escola de Cristo pobre e crucificado.

A Ordem teve sua aprovação no dia 16 de abril de 1209, com o Papa Inocêncio III, da qual brotaram as diferentes reformas ao longo da História Franciscana. Já a 5 de abril de 1250, o Papa Inocêncio IV quis tutelar o eficaz trabalho pastoral dos Menores, declarando “conventuais” suas igrejas, quer dizer, concedendo-lhes a mesma prerrogativa que as colegiadas (paróquias diocesanas). Os frades, no entanto, só receberam tal denominação a partir da segunda metade do século XIV, para distingui-los dos que se retiravam em eremitérios em busca de uma melhor “observância” da regra.

O fundamento da Ordem é a profissão religiosa, com a qual os frades se dedicam à vida evangélica de perfeita caridade, não apenas através dos meios comuns de santidade, mas também com o vínculo dos votos de obediência, pobreza e castidade, emitidos publicamente, por meio dos quais se consagram a Deus através do ministério da Igreja, como também através da observância da vida comunitária, da Regra e das Constituições, segundo o espírito da ordem seráfica.

*Com informações do site Despertarfranciscano.com

Conteúdo Relacionado
X