Jubileu do Bom Jesus do Livramento é celebrado com cautela e segurança em Liberdade (MG)

*Reprodução - SBJL Webtv

Na última terça-feira, 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Santa Missa na Paróquia Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG). A Eucaristia, que marcou o encerramento das festividades em honra ao Padroeiro, foi concelebrada pelo Pároco, Padre Ivair Carolino, e por outros padres da Forania Bom Jesus.

Durante todo o dia, centenas de devotos e romeiros passaram pelo Santuário Basílica, participando das sete Missas oferecidas e prestando homenagens ao Bom Jesus. Segundo Padre Ivair, assim como aconteceu durante a novena, todos os cuidados foram tomados a fim de que os fiéis estivessem seguros. “O Santuário Basílica Bom Jesus viveu de uma forma intensa, participativa e responsável a novena em louvor ao Bom Jesus. Este ano, trabalhando em dois momentos, às 15h e às 19h, sempre cumprindo à risca os protocolos de segurança, com distanciamento, uso da máscara, todo amor e cuidado”, contou o sacerdote em entrevista à WebTV “A Voz Católica”. “Tivemos, ao longo da novena, a presença de padres da Arquidiocese, nos ajudando a refletir sobre os vários temas. Queríamos rezar todas as realidades que estão tocando a humanidade – a pandemia, os falecidos, os recuperados, a vacina – e nos alegrando, também, com o Jubileu de 150 anos da fundação da Irmandade do Senhor Bom Jesus. Foi um tempo rico, de graças e bênçãos que culmina no dia de hoje, com essa bonita festa de oração e participação, de forma responsável, do povo de Deus”, completou.

Com a presença de uma parcela de devotos bem mais restrita daquela que geralmente comparece à festa anual, Padre Ivair contou que a ajuda dos meios de comunicação foi essencial. “Neste tempo de pandemia não podemos deixar nunca de manter vivo o que é essencial em nossa vida, a fé. E acredito que a Igreja cumpriu o seu papel, levando aos fiéis, levando ao coração do povo de Deus, pelos meios de comunicação, essa palavra de esperança e de confiança em Deus”, ressaltou, lembrando que as Missas foram transmitidas pelo Facebook e YouTube da Paróquia Santuário, além da rádio local.

Após presidir a Celebração Eucarística, o Arcebispo de Juiz de Fora recordou a importância daquela igreja para a nossa Igreja Particular. “Quero elevar a Deus ações de graças pelo terceiro ano do título de Basílica deste Santuário. A três anos atrás o Papa Francisco nos concedeu esta graça e nós constituímos esse santuário e basílica arquidiocesanos. A nossa Arquidiocese de Juiz de Fora se alegra por ter uma basílica em seu território e nos alegramos também, este ano, por já podermos celebrar, ainda que limitadamente no número de pessoas, esse jubileu do Bom Jesus do Livramento. Isso é motivo de agradecimento ao Bom Jesus”, apontou. “E um pedido, para que no ano que vem, quem sabe, a pandemia já esteja vencida e nós possamos celebrar com toda exuberância esta grande festa em homenagem a Jesus que nos livra do mal, do pecado e da doença”, concluiu o Arcebispo.

Vera Lúcia Rodrigues Gomes saiu de Barra Mansa (RJ) para agradecer ao Bom Jesus. “É uma alegria imensa poder vir, apesar de estarmos nesse tempo de pandemia, em que o santuário está praticamente vazio. Quando nós viemos antes, não tínhamos nem como andar; a demonstração de fé do povo era muito grande. Mas a fé continua em cada coração e nós estamos aqui, agradecendo ao Bom Jesus do Livramento, depois de ter passado por essa fase. Eu tive Covid, mas graças a Deus estou aqui para agradecer e pedir por todos nós”, afirmou.