Jovens Missionários Continentais realizam missão na Paróquia São Martinho de Lima, na Diocese de Óbidos/PA

0

Entre os dias 23 de julho e 6 de agosto, 12 membros da Comunidade Jovens Missionários Continentais (JMC) serão acolhidos na Paróquia São Martinho de Lima, pertencente à Diocese de Óbidos, no Pará, mas que está sob a responsabilidade da Arquidiocese de Juiz de Fora/MG. Os missionários realizarão visitas às famílias de várias comunidades da paróquia, que está sob a responsabilidade do diácono Leonardo Loures.

Além disso, a visita dos missionários acontecerá durante a festa da padroeira daquela diocese, Santa Ana. Por isso, os jovens participarão de parte da programação festiva e terão a oportunidade de encontrar o bispo local, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, e o cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que comparecerá à festa. A passagem dos Jovens Missionários Continentais pela Paróquia são Martinho de Lima também contemplará a solenidade de recebimento da nova imagem do padroeiro, no dia 1º de agosto.

Segundo o responsável pela paróquia, diácono Leonardo Loures, que também é membro dos Jovens Missionários Continentais, os fiéis esperam pelos missionários com muita expetativa, principalmente os jovens, que querem conhecer o projeto. Ele ainda afirma que os visitantes serão os maiores contemplados pela visita. “Tenho a certeza que nesta missão quem mais sairá ganhando serão aqueles que virão. Eles viverão grandes experiências, conhecerão uma Igreja que assumiu a vida do povo, que celebra o mistério pascal a partir de suas características culturais e nos desafios de viver nas florestas e periferia da cidade”.

Uma das coordenadoras da Comunidade JMC, Letícia Cristina Pereira, será uma das jovens a participar da experiência missionária em Óbidos. Ela, que é uma das responsáveis pela criação do projeto, conta como se sente ao ver a comunidade ultrapassando as fronteiras da Arquidiocese de Juiz de Fora. “Humanamente falando assusta um pouco, mas quando pensamos que é um projeto de Deus, vemos que para Ele isso não é nada. Ele nos carrega para lugares inimagináveis. Eu sinto que é algo que Deus pede. É um desafio, mas não me assusta pensando na grandiosidade do plano de Deus. Sendo d’Ele o projeto, Ele vai nos leva onde quiser”.

Segundo Letícia, o mês de julho foi escolhido para a realização da missão por conta das férias escolares de grande parte dos jovens. Ela fala da expectativa em relação à visita a uma realidade tão diferente. “Sempre tive que esse é um projeto de Deus para a minha vida. De ir ao encontro do outro, principalmente dos mais esquecidos. Tenho certeza que eles têm uma vivência e uma espiritualidade eclesial muito diferente da nossa e isso vai enriquecer também minha vivência aqui, como missionária”.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, também responsável direto pela criação da Comunidade dos Jovens Missionários Continentais, demonstra sua alegria na expansão do projeto, que já visitou a Arquidiocese do Rio de Janeiro e irá, em breve, à Diocese de Leopoldina. “Eu quero enviar uma bênção a cada um dos missionários continentais, para que Nosso Senhor os acompanhe e que eles possam fazer maravilhas em Óbidos como têm feito aqui, com toda a disponibilidade de alma e coração. Que Deus os abençoe muito nesta missão”, finaliza o arcebispo.

Confira, abaixo, a programação de atividades da missão dos JMC:

Dia 23 de julho
Acolhida dos missionários na Paróquia São Martinho de Lima

Dia 24 de julho
Missão na comunidade São José Operário e missa na Paróquia Santana (Catedral de Óbidos)

Dia 25 de julho
Atividades na Paróquia São Martinho de Lima – Matriz recebe imagem de Santa Ana, padroeira da cidade, e a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, vinda da cidade de Belém/PA
À noite, Crisma, quando os jovens encontrarão com Dom Bernardo

Dia 26 de julho
Encontro dos JMC com os jovens da Paróquia São Martinho de Lima para troca de experiências
À noite, participação na Festa de Santana, quando receberão a visita do Cardeal Dom Cláudio Hummes

Dia 27 de julho
Visita a pontos turísticos da cidade

Dias 28 e 29 de julho
Missão nas comunidades Fé em Deus, Irmãos Unidos, Ananizal e Quiriquiri

Dia 30 de julho
Os jovens irão conhecer o Rio Amazônia e a Serra da Escama

Dia 31 de julho
Missão nas comunidades de Sucuriju, Arapucu, Curumu e Jurupari

Dia 1º de agosto
Participação nas atividades da Paróquia, que acolherá a nova imagem de São Martinho de Lima

Dia 2 de agosto
Participação no Círio de Santo Antônio, na cidade de Oriximiná, que também pertence a Diocese de Óbidos

Dias 3 a 5 de agosto
Visita a Santarém

Dia 6 de agosto
Retorno a Juiz de Fora

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X