Jovens iniciam processo de discernimento vocacional

No último sábado (14), aconteceu, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, o primeiro Encontro Vocacional Específico (DIVES) de 2020. Cerca de 20 jovens participaram do evento, voltado para rapazes que têm o interesse de seguir o sacerdócio.

O DIVES foi conduzido pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Formador da Comunidade de Teologia, Padre José Domício Ferreira da Silva, e pelo Formador da Comunidade de Filosofia, Padre Jorge Luís Duarte. O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio esteve presente em parte do encontro. “Eu quero abençoar esse DIVES, esta caminhada vocacional desses nossos irmãos; que Deus ilumine a cada um para saber qual é o seu futuro. Deus é que dá a vocação, Deus é que dá a perseverança, Deus é que abençoa aqueles que Ele chama. No meio de tantos, Ele chama alguns, como diz o evangelho, mas é preciso que a gente reze sempre para que haja operários para a messe do Senhor”, afirmou o Arcebispo.

Segundo Monsenhor Luiz Carlos, esse foi o primeiro de uma série de compromissos a serem realizados durante o ano. Ao final, o Seminário fará uma avaliação e definirá aqueles que poderão ingressar no Propedêutico. “São jovens que estão se colocando diante de Deus e perguntando: ‘Senhor, o que queres que eu faça?’. O encontro de discernimento vocacional prepara os jovens para que eles possam, no final do ano, dizer se querem entrar para o Seminário ou não. É um aprofundamento na sua vida, na sua vocação”.

O intuito do encontro, para Padre Jorge, vai além de descobrir a vocação presbiteral: serve também para formar bons cristãos leigos. “É uma alegria a nossa Arquidiocese poder contar e anunciar o evangelho pelas ruas e sobre os telhados, como diz o nosso Sínodo, continuando esse caminho de Jesus, o caminho do discipulado, do chamado, daqueles que querem servir com o coração aberto ao reino de Deus”.

Padre José Domício, por sua vez, ressaltou que, no contexto do II Sínodo, é ainda mais importante a preocupação com os próximos proclamadores da Palavra de Deus. “Nós olhamos com muito carinho para esses jovens que estão dando os primeiros passos na resposta para a pergunta que o Senhor os fez. É uma semente da vocação lançada no coração deles, e nós vamos ajudando com a nossa presença, com nosso trabalho, nossa oração, para que eles possam perseverar nesse chamado que o Senhor está fazendo”.

*Com informações da WebTV “A Voz Católica”
**Fotos: Facebook do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio