Jovens e adultos recebem Sacramento da Crisma em paróquias de Juiz de Fora

*Crisma na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último final de semana, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues presidiu duas Crismas em paróquias juiz-foranas: na sexta-feira (28), o Sacramento foi realizado na Igreja São José, do Bairro Costa Carvalho, enquanto nesse domingo (30) aconteceu na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Monte Castelo. O Arcebispo Emérito de Sorocaba, residente em Juiz de Fora, substituiu Dom Gil Antônio Moreira, que testou positivo para Covid-19 e segue em quarentena.

*Crisma na Matriz São José

Em ambas as oportunidades, Dom Eduardo ressaltou a perseverança de crismandos e catequistas, que não desistiram mediante os desafios impostos pela pandemia. “É um sinal de fé, tanto dos catequizandos que vão ser crismados, como dos catequistas. O Espírito Santo está na Igreja, age na Igreja, age nas pessoas, desperta e suscita nelas a busca do Pai, no seguimento de Jesus. O Espírito Santo é que mobiliza. A Ele nós devemos recorrer sempre e agradecer, porque sem o Espírito Santo não há vida, não há encontro com o Pai, não há encontro com Jesus, e muito menos amor aos irmãos e à humanidade”.

A adaptação aos meios tecnológicos, principalmente por parte dos catequistas, foi ressaltada pelo Administrador da Paróquia São José, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, e pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv. “Como todos nós precisamos reinventar-nos, também as catequistas precisaram aprender novas técnicas, novos meios, e isso nos faz pensar justamente na evangelização sobre os telhados que é o lema do nosso Sínodo Arquidiocesano. Eles foram se adaptando, aprendendo com muita dificuldade, porque já são pessoas adultas e não têm tantos mecanismos para fazer a formação on-line, mas foram rapidamente aprendendo com os jovens crismandos”, contou Frei Carlos, que por vezes participou das formações on-line.

*Crisma na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O Sacramento da Crisma, para Padre Pierre, é muito marcante na vida da comunidade paroquial. “É um momento muito importante para nós, quando esses jovens que, desde pequenos, estão participando da comunidade, por conta própria reafirmam a fé. Hoje eles estão dizendo que querem viver essa fé, querem testemunhar Jesus Cristo, querem ser sinal de Cristo no mundo”.

Enquanto na Igreja São José 28 jovens e adultos foram ungidos com o Óleo do Crisma, na paróquia mariana da Zona Norte da cidade foram 18 os crismados. Em ambas as paróquias, foi a primeira Crisma desde o início da pandemia.


Servir à Igreja de Juiz de Fora

Durante entrevista, Dom Eduardo Benes apontou sua satisfação em servir à Igreja Particular de Juiz de Fora, de onde saiu em 1998, para ser Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS). “Estou servindo sempre e, agora, sirvo a pedido de Dom Gil para fazer as Crismas. Fico muito contente pela confiança dele e por poder reviver momentos do meu ministério”.

O Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), que também passou por Lorena (SP), rendeu graças a Deus pelo momento que vive. “Agradeço a Deus, que me confiou o ministério episcopal e me permite ainda que, não obstante emérito, eu possa ainda prestar esse serviço”, finalizou.

Veja Também