Jovens e adultos recebem Sacramento da Crisma em paróquias de Juiz de Fora

*Crisma na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

No último final de semana, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues presidiu duas Crismas em paróquias juiz-foranas: na sexta-feira (28), o Sacramento foi realizado na Igreja São José, do Bairro Costa Carvalho, enquanto nesse domingo (30) aconteceu na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Monte Castelo. O Arcebispo Emérito de Sorocaba, residente em Juiz de Fora, substituiu Dom Gil Antônio Moreira, que testou positivo para Covid-19 e segue em quarentena.

*Crisma na Matriz São José

Em ambas as oportunidades, Dom Eduardo ressaltou a perseverança de crismandos e catequistas, que não desistiram mediante os desafios impostos pela pandemia. “É um sinal de fé, tanto dos catequizandos que vão ser crismados, como dos catequistas. O Espírito Santo está na Igreja, age na Igreja, age nas pessoas, desperta e suscita nelas a busca do Pai, no seguimento de Jesus. O Espírito Santo é que mobiliza. A Ele nós devemos recorrer sempre e agradecer, porque sem o Espírito Santo não há vida, não há encontro com o Pai, não há encontro com Jesus, e muito menos amor aos irmãos e à humanidade”.

A adaptação aos meios tecnológicos, principalmente por parte dos catequistas, foi ressaltada pelo Administrador da Paróquia São José, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, e pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv. “Como todos nós precisamos reinventar-nos, também as catequistas precisaram aprender novas técnicas, novos meios, e isso nos faz pensar justamente na evangelização sobre os telhados que é o lema do nosso Sínodo Arquidiocesano. Eles foram se adaptando, aprendendo com muita dificuldade, porque já são pessoas adultas e não têm tantos mecanismos para fazer a formação on-line, mas foram rapidamente aprendendo com os jovens crismandos”, contou Frei Carlos, que por vezes participou das formações on-line.

*Crisma na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O Sacramento da Crisma, para Padre Pierre, é muito marcante na vida da comunidade paroquial. “É um momento muito importante para nós, quando esses jovens que, desde pequenos, estão participando da comunidade, por conta própria reafirmam a fé. Hoje eles estão dizendo que querem viver essa fé, querem testemunhar Jesus Cristo, querem ser sinal de Cristo no mundo”.

Enquanto na Igreja São José 28 jovens e adultos foram ungidos com o Óleo do Crisma, na paróquia mariana da Zona Norte da cidade foram 18 os crismados. Em ambas as paróquias, foi a primeira Crisma desde o início da pandemia.


Servir à Igreja de Juiz de Fora

Durante entrevista, Dom Eduardo Benes apontou sua satisfação em servir à Igreja Particular de Juiz de Fora, de onde saiu em 1998, para ser Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS). “Estou servindo sempre e, agora, sirvo a pedido de Dom Gil para fazer as Crismas. Fico muito contente pela confiança dele e por poder reviver momentos do meu ministério”.

O Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), que também passou por Lorena (SP), rendeu graças a Deus pelo momento que vive. “Agradeço a Deus, que me confiou o ministério episcopal e me permite ainda que, não obstante emérito, eu possa ainda prestar esse serviço”, finalizou.

Veja Também