Jovem de Ewbank da Câmara (MG) produz documentário sobre Nossa Senhora Aparecida

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No mês de novembro, a estudante Inês Oliveira, que integra a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Santo Antônio de Ewbank da Câmara (MG), concorreu ao “Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades” com um documentário sobre a devoção à Padroeira do Brasil. A jovem, que cursa Rádio, TV e Internet na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inscreveu o filme na Mostra Competitiva Regional 3.

O documentário musical, intitulado “Aparecida, devoção, milagres e bênçãos”, tem 19 minutos e conta a história de três personagens principais: a forma como eles transportam sua fé pessoal a uma devoção coletiva e a serviço das pessoas. A produção, segundo Inês, foi fruto de uma matéria que fez na faculdade no final de 2019 e surgiu através do incentivo de um professor.

“Existem outros filmes de referência sobre Nossa Senhora Aparecida, já famosos, mas eu quis dar um outro formato, por isso nasceu um documentário musical. Eu quis mostrar as formas de devoção em relação às idades dos personagens”, conta a estudante, que entrevistou uma criança, um jovem consagrado à Maria e uma representante da Caminhada da Fé. “O que liga cada personagem, além da devoção em si, é a música”, apontou.

Atuante em vários movimentos pastorais, Inês revelou ser devota da Rainha e Padroeira do Brasil. “No Brasil, não tem como um católico não se sentir próximo de Nossa Senhora Aparecida, pela grande devoção que é difundida, principalmente em cidades pequenas, como é o meu caso”. Ela revela, porém, que a universidade ainda não vê de forma positiva a questão da religião e da religiosidade. “Existem grupos de oração atuantes lá dentro, mas no geral ainda não é algo que é recebido muito bem”.

O documentário ficou disponível por 24 horas na internet, dentro da programação do “Primeiro Plano”. Como a jovem pretende aumentar o trabalho, ainda não o divulgou na íntegra nas redes sociais.

Veja Também