Jornada da Infância Missionária em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário

O mês de outubro de 2019 foi proclamado pelo Papa Francisco como Mês Missionário Extraordinário. O objetivo é despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

Diversas atividades serão desenvolvidas ao longo do ano pela Pontifícias Obras Missionárias (POM) para marcar a celebração. Entre elas está a 7ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que será realizada dia 26 de maio e traz como temática: “Batizados e enviados: IAM em missão no mundo”. A escolha do tema busca estar em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário.

O cartaz da campanha foi recentemente apresentado pela secretária nacional da IAM, Ir. Patrícia Souza. Segundo ela, subsídios estão sendo preparados para que esta celebração seja um marco na caminhada da IAM Brasil.

“Queremos retomar a história e o carisma da Obra, especialmente tornando a IAM mais conhecida nas comunidades e paróquias. A 7ª Jornada Nacional da IAM é momento de impulsionar a caminhada da Obra no Brasil, revigorando o ardor missionário”, destacou a secretária.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Barreto de Farias, explica que o tema da Jornada da IAM é uma resposta ao apelo do Papa Francisco para a importância da missão para a evangelização. “Na carta dirigida ao cardeal Filoni, o Papa diz que poderemos preparar-nos convenientemente (…), de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo”, destaca dom Esmeraldo.

De acordo com as POM, as crianças e adolescentes que pertencem à IAM se identificam com o carisma da mesma, que é “Evangelizar e ajudar outras crianças e adolescentes” e em suas atividades cotidianas são incentivadas a serem amigas de Jesus e ainda fazerem novos amigos/as para Jesus.

Assim, as crianças e adolescentes que fazem a sua experiência de encontro com Jesus têm, como gesto concreto, rezar uma Ave-maria todos os dias pelas crianças e adolescentes de todo mundo e ajudar com uma moedinha por mês a outras crianças e adolescentes.

Para dom Esmeraldo, o tema deste ano quer fortalecer e alargar ainda mais o olhar das crianças e adolescentes para esse “Envio” feito por Jesus a todos com o objetivo de “torná-lo amado e conhecido”.

De Brasilândia (MS), a pequena Maria Clara Dourado Junqueira, de 8 anos fala da alegria em ser missionária. “Fazemos várias atividades e anunciamos Jesus as nossas famílias, as crianças da escola, vizinhas, aos idosos. Desejo um dia sair além das minhas fronteiras, conhecer como outras crianças do mundo vivem e como recebem Jesus em suas vidas”, afirma.

A Jornada Nacional da IAM foi celebrada pela primeira vez no dia 26 de maio de 2013, com o tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos”. A partir dessa data, a celebração da Jornada passou a ser um evento permanente na agenda anual da IAM no Brasil.

*Com informações das POM
**Fonte: Site da CNBB