Jogos das Escolas Católicas são oficialmente abertos em Juiz de Fora

0

Na noite da última segunda-feira, 20 de maio, foi realizada a cerimônia de abertura dos Jogos das Escolas Católicas de Juiz de Fora, evento organizado pela Pastoral da Educação Católica com o apoio da Arquidiocese. A solenidade contou com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, e diretores das escolas envolvidas na competição: Academia, Carmo, Jesuítas, Santa Catarina, Santos Anjos e Stella Matutina. Pais e alunos também prestigiaram a cerimônia, que aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio Santa Catarina.

Após ser composta a mesa com a comissão organizadora, as equipes de atletas de cada escola participante desfilaram com as bandeiras de suas respectivas instituições. Ao final do desfile, todos assistiram, juntos e em clima de fraternidade, às apresentações esportivas de karatê e ginástica artística.

Segundo o coordenador de Educação Física do Colégio dos Jesuítas, professor Dario da Silva Pereira Filho, “este evento foi idealizado pelo professor Daniel Ribeiro, da Pastoral da Educação Católica. A convite dele, estamos na coordenação dos jogos e bastante motivados para que, em 2020, possamos acrescentar novas modalidades e categorias”.

Dom Gil destacou que a realização do evento vem sendo programada há bastante tempo. “É uma grande satisfação poder abrir os jogos entre as escolas católicas de Juiz de Fora. Este projeto tem sido trabalhado há três anos na Pastoral da Educação. É a primeira edição, mas esperamos que este evento cresça ainda mais, pois é uma disputa sadia entre um colégio e outro”. O pastor ressaltou, ainda, a importância da prática esportiva na formação das crianças e adolescentes. “É também uma forma de convivência e parceria entre as escolas. A disputa esportiva ajuda muito no crescimento físico, moral e até mesmo espiritual dos nossos alunos”.

Para o prefeito Antônio Almas, “o esporte tem a virtude de colocar as pessoas numa relação de sociabilidade muito grande. É onde cada um tem que se sentir importante pelo outro, principalmente nos esportes coletivos. Não se ganha nenhuma partida se não houver o espírito de equipe. E é isso que estamos celebrando no dia de hoje”.

O idealizador do evento, professor Daniel Ribeiro, conta como surgiu a iniciativa. “Foi uma inspiração na história da humanidade. Os gregos criaram os Jogos Olímpicos com o objetivo de homenagear os deuses e trazer a paz social entre as cidades. Portanto, nosso intuito é fazer uma homenagem a Jesus Cristo e promover este convívio fraterno entre as pessoas, além de incentivar a prática esportiva”.

Por sua vez, o diretor-executivo do Colégio Santa Catarina, Flávio Luiz Souza, agradeceu à comissão organizadora pela oportunidade da escola ter sido escolhida como anfitriã para as cerimônias de abertura e encerramento.

Os jogos têm início nesta terça-feira (21) e acontecerão até o final da semana. A tabela completa das partidas, com local e horário, você confere aqui.

*Colaboração: Leandro Novaes

Conteúdo Relacionado
X