Jogos das Escolas Católicas são encerrados com premiação

Na noite da última sexta-feira (23), o Colégio Academia de Comércio sediou o encerramento dos II Jogos das Escolas Católicas. Com a presença de todos os diretores dos sete colégios que participaram das quatro modalidades disputadas ao longo de dois meses, a cerimônia foi marcada pela alegria das crianças e adolescentes.

O momento especial contou com a presença dos atletas participantes, familiares e do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Bastante satisfeito com a iniciativa o Pastor Arquidiocesano, fez questão de participar da ocasião. “Tanto a celebração na Academia, quanto os jogos em si traduziram o resultado de uma educação de qualidade dadas em todas as nossas escolas, pois ocorreram com excelência, dignidade, mútuo respeito, alegria, espírito sadio de disputa, dentro da ética e da moral católica e sobretudo iluminados pela oração e profundo espírito de fé. Parabéns aos gestores, aos educadores, aos pais, aos alunos, a todos que se envolveram nesta bela iniciativa”, afirmou ele.

Segundo o Coordenador Geral dos Jogos, Dario da Silva Pereira Filho, o saldo é muito positivo. Com grande satisfação, ele afirmou que nenhum cartão vermelho foi distribuído. “Estamos aqui com muita satisfação no coração e agradecendo a Deus por essa dádiva, os momentos muito gratificantes com os alunos. Só glória! A amizade perpetuou; os professores que compareceram deram as instruções com muito carinho, e as orações antes dos jogos…”.

Além de lugar de encontro, na cerimônia foi realizada a premiação dos vencedores de cada modalidade, motivo de muita agitação entre os adolescentes. A capitã do time de Handebol do Colégio do Carmo, Laura da Cruz Ramos, se emocionou após levantar o troféu. “Para a gente poder estar aqui hoje, vem desde o ano passado. É um processo muito longo. Ano passado foi nosso primeiro jogo, nossa primeira competição, e hoje estamos aqui levando o primeiro lugar para casa. Acho que isso chegou até os [alunos] menores da parte da tarde, porque eu lembro que, quando a gente chegava com a vitória, todas as crianças saiam da sala, pulavam, eu acho que foi muito emocionante para todo mundo”, contou ela, cercada de meninas animadas.

Os vice-campeões do futsal masculino, os meninos do colégio Santa Catarina, também valorizaram a conquista. “ Desde criança, eu sempre quis participar de um campeonato como esse, que eu tinha meu próprio mérito de entrar no time, pela minha própria habilidade. Eu sou muito feliz com o meu time, de ter chegado na final. Infelizmente, não conseguimos levar o título, mas pelo menos o ‘vice’ vamos deixar lá no colégio para lembrar”, contou Arthur Ricardo, já ansioso pela próxima edição dos jogos.

Daniel Ribeiro, representante da Pastoral da Educação, recordou a lição aprendida com o torneio. “Hoje, na premiação, os alunos recebem os prêmios, mas nem todos vão ganhar troféus e medalhas, fica a amizade, a experiência, a alegria, o aprendizado, então isso é “os Jogos das Escolas Católicas”.

Ao final de cerimônia, foram entregues troféus a todas as escolas participantes, simbolizando a importância dessas instituições na promoção do espírito esportivo e os parabenizando pela contribuição e trabalho desempenhado.

Confira os nomes dos colégios ganhadores:

Modalidade: Handebol masculino

Campeão: Colégio dos Jesuítas

Modalidade: Handebol feminino

Campeão: Colégio Carmo

Modalidade: Basquete masculino

Campeão: Colégio Carmo

Modalidade: Basquete feminino

Campeão: Colégio dos Jesuítas

Modalidade: Vôlei masculino

Campeão: Colégio dos Jesuítas

Modalidade: Vôlei feminino

Campeão: Colégio dos Jesuítas

Modalidade: Futsal masculino

Campeão: Colégio dos Jesuítas

Modalidade: Futsal feminino

Campeão: Colégio Carmo

Veja Também