JMJ do Panamá: a jornada mariana para fazer jovens novos

Foto: Site Oficial da Jornada Mundial da Juventude

A pré-Jornada Mundial da Juventude, conhecida também como “Dias nas Dioceses”, começa nesta quinta-feira (17) na Costa Rica e no Panamá, países que fazem fronteira e são banhados pelo Mar Caribe e pelo Oceano Pacífico, na América Central. Inicialmente, a experiência da semana missionária também seria realizada na Nicarágua mas, devido à instabilidade política do país, a Arquidiocese de Manágua comunicou de não poder assumir o compromisso de sediar os Dias nas Dioceses.

Até domingo (20), os jovens serão encorajados a se preparar à JMJ – com abertura oficial marcada para o dia 22 de janeiro. Os Dias na Diocese serão realizados em San José e em outros sete municípios da Costa Rica, além da Cidade do Panamá, onde acontece a grande festa da juventude.

JMJ do Panamá: a Jornada Mariana

Um evento que não é turístico, mas teológico e espiritual que, pela primeira vez, será de caráter mariano com o tema: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), como comenta o Pe. Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida:

“Eu acho que uma JMJ Mariana, a primeira em nível internacional, com tema mariano, tinha que ser mesmo na América Latina, que desde o início da sua evangelização tem Maria como forma de transmitir o amor a Jesus e à Igreja; através, então, de Nossa Senhora de Guadalupe e, depois, em cada país com as suas invocações locais, principalmente no Brasil, com Nossa Senhora Aparecida. Que alegria que nós possamos ter Maria, como Mãe e modelo para os jovens. Que esta Jornada, segundo o exemplo de Maria, sob a sua proteção e intercessão, possa ser uma Jornada profundamente Mariana.”

Gaúchos reunidos na JMJ

Os jovens do Rio Grande do Sul já estão mobilizados para o evento que é uma representação autêntica de como a Igreja se importa com a juventude, disse Isadora Barbosa Rigon, 19 anos, de Pelotas: “eu vou fazer parte de várias partilhas e de várias catequeses que vão dar ainda mais força ao jovem para atuar como católico nos dias de hoje, levando fé e esperança para os lugares que mais precisam. Vai nos dar força pra não desistir, ainda mais com a presença do Santo Papa nos mostrando como é importante ter jovens na Igreja e ser uma Igreja em saída”.

Lucas Spalding, 24 anos e de Passo Fundo, viveu em primeira pessoa a JMJ do Rio, em 2013, o que o fez crescer como jovem católico e o motivou a participar da Jornada do Panamá. “A experiência da Jornada propicia um aprofundamento da nossa fé, materializa em nós as dificuldades que Cristo passou, que Maria passou e que toda comunidade cristã passou ao longo do tempo. É uma experiência que nos traz viva a lembrança de um Cristo que se faz presente no nosso dia a dia e que precisa ser estampado em nossas faces, na alegria do jovem em ser Igreja e participar da Igreja. Eu espero que o mesmo intercâmbio de culturas e de fé possa se fazer presente no Panamá”, disse o jovem gaúcho.

Papa Francisco toca o coração e transforma

Caroline Dreier, da cidade de Erebango, já está no Panamá atuando como voluntária da Jornada, junto à delegação brasileira. Nas edições anteriores, no Rio de Janeiro e em Cracóvia, na Polônia, a jovem participou como peregrina e hoje está ansiosa à espera, mais uma vez, das palavras do Papa Francisco:

“ É realmente um encontro com Cristo. E, principalmente a fala do Papa Francisco, ela toca o coração, nos transforma e nos faz jovens novos. Eu estou muito feliz, em oração e intercessão, rezando para que tudo ocorra bem e tudo vai correr bem, porque Maria passa na frente. Maria, o grande ícone da nossa Jornada do Panamá. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Nos encontramos no Panamá! ”

Fonte: Site Vatican News