Centenas de integrantes das Forças Armadas participaram, na manhã da última segunda-feira (23), da Missa de Páscoa dos Militares, realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora. A celebração acontece fora do Tempo Pascal propositalmente: é uma forma de recordar, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os soldados que não puderam participar das celebrações religiosas por estarem em combate e, sobretudo, aqueles que perderam a vida.
A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros. Também estiveram presentes o Reitor do Santuário, Padre Renato Alves Rodrigues, o Capelão Militar da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Padre Tales Tadeu Ananinas, o Capelão do Comando Militar do Leste (CML), Padre João Batista Alves de Almeida Junior, e os padres Carlos José Arlindo Silva e Sebastião Alves dos Santos, EP.
“Uma vez por ano os militares se reúnem para fazer a sua Páscoa simbólica. Nós estamos fora do Tempo Pascal, mas eles comungam o ano inteiro e, neste mês de outubro, se reúnem para renovar o seu compromisso pascal. São católicos que servem às Forças Militares do Brasil para defesa do povo brasileiro. A função do Exército é manter a paz, não é fazer guerra. Nós queremos, com eles, pedir a Deus a paz para o mundo e para o nosso Brasil”, ressaltou Dom Gil.
O Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil também falou sobre o papel da fé no serviço prestado pelos militares. “Diz o salmo 32: ‘Feliz a nação cujo Deus é o Senhor’. A nação que teme a Deus certamente é fortalecida, não somente na sua integridade territorial, dos mares e do ar, mas também a integridade moral. A fé é um elemento agregador pelos valores que ela defende, pelos princípios que ela ensina e que são o substrato, são a base da convivência pacífica na sociedade. Penso que são dois elementos que caminham juntos e isso só traz benefício para a Pátria”, finalizou.
O Comandante da Brigada de Montanha, General Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira, participou da Celebração Eucarística, acompanhado de comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.