Integrantes das Forças Armadas participam de Missa de Páscoa no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Centenas de integrantes das Forças Armadas participaram, na manhã da última segunda-feira (23), da Missa de Páscoa dos Militares, realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora. A celebração acontece fora do Tempo Pascal propositalmente: é uma forma de recordar, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os soldados que não puderam participar das celebrações religiosas por estarem em combate e, sobretudo, aqueles que perderam a vida.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros. Também estiveram presentes o Reitor do Santuário, Padre Renato Alves Rodrigues, o Capelão Militar da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Padre Tales Tadeu Ananinas, o Capelão do Comando Militar do Leste (CML), Padre João Batista Alves de Almeida Junior, e os padres Carlos José Arlindo Silva e Sebastião Alves dos Santos, EP.

“Uma vez por ano os militares se reúnem para fazer a sua Páscoa simbólica. Nós estamos fora do Tempo Pascal, mas eles comungam o ano inteiro e, neste mês de outubro, se reúnem para renovar o seu compromisso pascal. São católicos que servem às Forças Militares do Brasil para defesa do povo brasileiro. A função do Exército é manter a paz, não é fazer guerra. Nós queremos, com eles, pedir a Deus a paz para o mundo e para o nosso Brasil”, ressaltou Dom Gil.

Dom Falcão, por sua vez, apontou que, desde a época do descobrimento, as Forças Armadas estão impregnadas da fé cristã, particularmente da fé cristã católica. “O que acontece aqui hoje, neste santuário, é a tradição antiquíssima desta linda terra de Juiz de Fora, que tem nos seus militares uma segurança, uma instituição que garante a paz e a ordem da nossa Pátria, instituição esta que está intimamente atrelada com a fé cristã. Hoje, os militares das três forças, e mais as forças auxiliares, aqui se reúnem para render graças a Deus, professando a fé na ressurreição, que é o essencial da nossa fé.”

O Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil também falou sobre o papel da fé no serviço prestado pelos militares. “Diz o salmo 32: ‘Feliz a nação cujo Deus é o Senhor’. A nação que teme a Deus certamente é fortalecida, não somente na sua integridade territorial, dos mares e do ar, mas também a integridade moral. A fé é um elemento agregador pelos valores que ela defende, pelos princípios que ela ensina e que são o substrato, são a base da convivência pacífica na sociedade. Penso que são dois elementos que caminham juntos e isso só traz benefício para a Pátria”, finalizou.

Padre Tales, por sua vez, explicou como é realizado o trabalho junto aos militares. “A Capelania Militar desenvolve esse trabalho evangelizador, de apoio, de suporte à família no dia a dia do militar, celebrando as missas, visitando os hospitais. A Capelania está sempre de portas abertas, e ela está caminhando em conjunto com a SAS, que é o Serviço de Assistência Social. Esse cunho evangelizador também caminhando na prática da caridade”, apontou o sacerdote.

O Comandante da Brigada de Montanha, General Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira, participou da Celebração Eucarística, acompanhado de comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Clique aqui e confira mais fotos da celebração.

Veja Também