Integrantes da Comissão Ampliada do II Sínodo reúnem-se em confraternização

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã da última segunda-feira, 20 de dezembro, a Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano reuniu-se para uma Missa em ação de graças pelos trabalhos realizados nos últimos dois anos. A Eucaristia, realizada na Capela do Seminário Santo Antônio, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelos padres que compõem a comissão. Os leigos que integram o grupo também participaram da Missa, assim como o Diácono Permanente Adelmo Resende de Carvalho, que serviu ao Altar.

“Depois de um trabalho muito intenso, sobretudo nestes dois anos de pandemia, nós queremos primeiramente fazer uma missa de ação de graças, de oferecer a Nosso Senhor todo trabalho, todo sacrifício dessa equipe que tem trabalhado muito. Depois, também fazer uma confraternização entre nós, que nos encontramos quase que só para assuntos de trabalho. Hoje, a gente quer sentar ao redor da mesa, almoçar juntos, confraternizar, celebrar esta nossa união que tem sido tão bonita na construção do II Sínodo Arquidiocesano”, disse Dom Gil, referindo-se ao almoço realizado após a Celebração Eucarística.

*Todos os que estão na fotografia foram vacinados contra a Covid-19

O Secretário-Executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, também falou sobre a importância do momento de convivência fraterna. “Nós costumamos nos encontrar ao longo do caminho sempre para definir estratégias de trabalho, para pensar os dados, refletir sobre os passos que foram feitos até agora no caminho sinodal. Hoje, nós nos encontramos como se fôssemos nos assentar à sombra de uma árvore para partilhar o alimento, para fazer uma oração de agradecimento, para trocarmos experiências e alegrias uns com os outros pelo caminho que foi feito até agora; para dizer que é bom a gente ter caminhado junto, que é bom podermos contar uns com os outros, e para recobrar as nossas forças nesse alimento que é repartido, nessa oração que é levada ao Senhor como família sinodal.”

O Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, falou dos trabalhos realizados nos últimos meses. “Fazendo um balanço desses dois anos de atividades, levando em conta toda a problemática da pandemia que nós vivemos, podemos considerar que o Sínodo Arquidiocesano caminhou a passos largos; com todos os limites, com todas as dificuldades que tivemos, nós conseguimos concluir a primeira fase, com atividades nas paróquias da cidade de Juiz de Fora, e iniciar os trabalhos nas paróquias do interior. A gente fecha este ano de 2021 com o coração agradecido, porque a ação de Deus através de nossos pequenos trabalhos se deu de uma forma muito intensa”, apontou.

Segundo a agenda sinodal, a primeira reunião da Comissão Ampliada em 2022 acontecerá no dia 9 de fevereiro.

Veja Também