O Projeto Casais Renovados promove, no dia 15 de julho, uma formação sobre os quatro temperamentos humanos. O evento será realizado em parceria com a Associação Farol do Caminho de Educação Personalizada, no prédio da Cúria Metropolitana, a partir das 14h.
A responsável pelas reflexões será a psiquiatra Amanda Ribeiro, que abordará a teoria dos quatro temperamentos e como eles podem auxiliar nas ações e relacionamentos. “É uma ferramenta de autoconhecimento, extremamente eficaz para o autodomínio. Influencia em todas as relações, não apenas conjugal, mas também na educação dos filhos, trabalho, amizade”, explica Bruno Carvalho, integrante do Projeto Casais Renovados.
O evento é aberto a todos os interessados, que precisam se inscrever on-line (clique aqui). Ainda é necessário pagar uma taxa de R$ 80 por pessoa, com coffee break incluso. Grupos de cinco pessoas contam com condição especial de pagamento. Haverá espaço kids, mas a utilização da recreação precisa ser comunicada no ato de inscrição. O valor por criança será de R$ 25.
O que é um temperamento humano?*
Os temperamentos humanos são aspectos presentes na personalidade de cada ser humano que indicam como será o seu comportamento e a forma com que lidará com as situações propostas pelo mundo, incluindo o ambiente de trabalho.
O estudo dos temperamentos humanos começou com Hipócrates, que viveu entre 460 e 370 a.C., sendo considerado o pai da medicina. Em sua teoria, Hipócrates apresentou quatro humores que determinariam o temperamento do ser humano: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra. O equilíbrio entre os quatro elementos representaria uma boa condição de saúde, e seu desequilíbrio, a doença.
Posteriormente, influenciado por Hipócrates, Cláudio Galeno, pioneiro da farmacologia moderna, deu continuidade ao estudo dos humores, chegando aos quatro tipos de temperamentos humanos: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.
*Fonte: www.oitchau.com.br
por 