Inscrições abertas para formação gratuita destinada a educadores e universitários

0

O Colégio Católico Comunidade Resgate promove, a partir do dia 22 de maio, a Formação para Educadores 2019. O curso, que compreende seis módulos, acontecerá sempre às quartas-feiras, entre 19h e 21h30, até o mês de novembro.

Os temas abordados serão: Virtudes para a Sabedoria; Educação Católica no Século XXI; História de Israel; História da Igreja Moderna; Concílio Vaticano II; e História da Igreja Contemporânea. As aulas serão ministradas por especialistas, entre eles, o vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva.

Segundo o diretor-geral do Colégio da Comunidade Resgate, Daniel Ribeiro, o curso visa a atender ao pedido da Igreja de formar educadores católicos. “Muitas vezes não conhecemos a história completa da Igreja e temos uma visão distorcida sobre o catolicismo. Objetivamos, portanto, trabalhar a formação pessoal, espiritual e social do professor numa dimensão integral do ser humano, inspirados pelo carisma do próprio Cristo. Como Cristo foi professor? Como seus alunos se aproximavam dele? Enfim, fazer uma análise da pedagogia à luz do Magistério da Igreja, percorrendo um caminho de virtudes”.

Ele também afirma que os temas abordados são imprescindíveis para atingir esses objetivos. “Estudar a história da Igreja significa olhar para o passado da humanidade e compreender o mundo de hoje com os olhos da fé. Aprender a enxergar uma teologia da história, em que a história dos impérios, das guerras, das conquistas humanas, é a mesma história das misérias e virtudes humanas, a história do homem que caminha para Deus”.

Os interessados podem inscrever-se pelo telefone (32) 3250-6030, pelo e-mail [email protected], ou presencialmente, no Colégio da Comunidade Resgate. O endereço é Rua Costa Carvalho, 76 – Costa Carvalho. A participação é gratuita e o público-alvo, composto de educadores e estudantes universitários.

O curso terá um total de 46 horas-aula e será conferido certificado aos participantes. Além disso, não será necessário fazer todos os módulos de uma só vez, ficando essa decisão a cargo do aluno.

Confira, abaixo, os nomes e qualificações dos professores:

Pe. Antônio Camilo de Paiva: Formado em Filosofia pela UFJF, em Teologia pela Puc Rio. Jornalista e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Salesiana de Roma. Master em Rádio pela Universidade São Francisco e Sepac de São Paulo, Professor de Comunicação no CES-JF e Diretor da Rádio Catedral FM.

Pe. João Francisco B. Silva: Formado em Filosofia e Teologia. Mestre e Doutorando em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália). Especialista em Música Sacra. Diretor Pedagógico do Instituto Padre João Emílio.

Daniel Ribeiro Pinto: Missionário da Comunidade Resgate e Diretor Geral do Colégio Católico Comunidade Resgate. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Ensino Religioso. Graduando em Pedagogia.

Dr. Ivan Vaz de Mello: Médico pela UFJF, espec. em Medicina Física e Reabilitação pela PUC-RJ e UERJ.

Prof. Rodrigo F. Fernandes: Bacharel em Teologia pelo CES/JF. Licenciando em História pela UFJF.

Prof. Márcio Carvalho: Bacharel em Teologia pelo CES/JF. Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais. Editor das publicações Martyria. Diretor de cursoscatolicos.com.br.

Prof. Carlos Eduardo Paletta Guedes: Advogado, escritor, professor universitário, Cursos na Faculdade de Direito de Harvard (EUA) e na Universidade de Delaware (EUA). Membro do Comitê de Relações Industriais e de Emprego da International Bar Association – IBA (Inglaterra). Prêmio Jack Batievscky Scholarship da IBA.

Conteúdo Relacionado
X