Inauguração da nova fachada da Catedral Metropolitana acontece no próximo domingo (20)

FACHADA
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

*Texto e foto retirados do site da Catedral Metropolitana

No domingo, 20 de dezembro, a partir das 10h, acontece a inauguração da pintura externa da Catedral. O projeto, iniciado no mês de junho, está em processo de finalização e a Catedral terá toda a fachada externa revitalizada em parceria com o projeto “Tudo de Cor para você”, da Tintas Coral, que patrocinou com 1.660 litros de tintas.

O evento será iniciado com uma celebração, às 10h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Em seguida, haverá uma Cantata de Natal realizada pelo Coral Pró-Música. Por fim, acontecerá o descerramento da placa de inauguração.

A manutenção da igreja conta com o apoio permanente dos paroquianos e paroquianas que contribuem e zelam pela paróquia e, desta vez, não foi diferente. A mão de obra para a pintura foi fornecida por uma empresa terceirizada que recuperou e pintou toda a parte externa do templo. Com o término da reforma na parte exterior, a próxima etapa é a restauração e recuperação da pintura interna da igreja. “A igreja é o primeiro patrimônio histórico de Juiz de Fora que recebeu o ‘Tudo de cor para você’. O projeto tem a missão de levar cor para a vida das pessoas e, com essa iniciativa, contribuímos para a preservação da cultura local”, afirma Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional das Tintas Coral e líder do projeto ‘Tudo de cor para você’.

O pároco da Catedral, monsenhor Luiz Carlos de Paula, explicou que essa reforma é importante porque a paróquia é um cartão-postal de Juiz de Fora e uma das principais igrejas da Arquidiocese e, também, agradeceu o empenho dos envolvidos no projeto. “Agradecemos a Tintas Coral pela doação para a pintura externa da nossa Catedral e também aos paroquianos e a todos que, com a entrega do Dízimo e das ofertas, estão contribuindo para a reforma do nosso querido templo”, ressalta o monsenhor.

As obras de melhoria da Catedral já acontecem há alguns anos. Começaram com a reforma dos telhados, da sacristia, da recepção e do prédio administrativo. Em seguida, foi realizada a implantação de sistemas de prevenção de incêndio e de segurança, como alarmes e câmeras. Além disso, o serviço administrativo e pastoral foi informatizado, assim como o estacionamento, e os jardins externos receberam grades para proteger a edificação e proporcionar segurança aos fiéis.

Depois disso, foram feitas as reformas na parte interna da igreja para se adequar às normas litúrgicas e garantir a acessibilidade. O piso foi trocado e as Capelas da Ressurreição e de Adoração ao Santíssimo foram construídas. Também foi feita a implantação do sistema de ar condicionado e dos novos equipamentos para a melhoria da acústica da igreja, além do novo presbitério, novo altar e novo ambão. Em 2015, aconteceu também a inauguração da pintura da cúpula da igreja.

Outras informações:
Catedral Metropolitana: (32) 3250-0700
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também