II Simpósio de História e Ciências será em maio

0

No próximo dia 17 de maio, das 7h às 12h, será realizada a segunda edição do Simpósio de História e Ciências. Com o tema “A Razão e a Fé – Verdades e Mitos”, o evento será realizado no Auditório Mater Ecclesiae, localizado no Edifício Christus Lumen Gentium (prédio da Cúria Metropolitana). O Simpósio é realizado pela Arquidiocese de Juiz de Fora e organizado pela Pastoral da Educação e apoiado pela Comunidade Resgate

O objetivo do simpósio é despertar nos participantes uma análise crítica no que diz respeito aos temas polêmicos e, às vezes, controversos, relacionados à Igreja Católica, como a Inquisição, a Idade Média e a compatibilidade entre fé e razão.

O público-alvo é composto por professores da área de humanas, principalmente história, geografia, ensino religioso, filosofia e sociologia, além de profissionais da área de educação: pedagogos, supervisores, coordenadores, diretores e outros profissionais de áreas afins.

De acordo com um dos organizadores do simpósio, Daniel Ribeiro, na primeira edição houve uma avaliação muito positiva dos participantes. “Nós, da Pastoral da Educação Católica de Juiz de Fora, ficamos muito satisfeitos com o resultado do primeiro simpósio, tanto no que se refere ao seu conteúdo, quanto à participação de professores e da comunidade em geral. Tivemos, inclusive o convite para levar o simpósio para a diocese de Divinópolis”, afirmou.

Daniel ressalta também que a decisão de realizar um novo Simpósio, com os mesmos temas, desta vez de forma intensiva, ou seja, todas as palestras no mesmo dia, “se deu pela necessidade e vontade de atingir também aqueles professores que trabalham à noite e que não puderam e não poderiam participar de eventos com a programação semanal e noturna. Como muitos profissionais da educação não trabalham todos os sábados, achamos conveniente oferecer uma nova oportunidade.”

As inscrições estão sendo feitas nos seguintes locais: escolas católicas, Seminário Santo Antônio, Cúria Metropolitana, Instituto Vianna Junior, UFJF, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF e na sede da Comunidade Resgate. O valor da inscrição é R$20, exceto para professores de escolas católicas que terão isenção da taxa.

Programação Completa:

7h – Abertura

7h10 – Palestra: Mitos da História – A ditadura do relativismo

Palestrante:  Dom Gil Antônio Moreira – Filósofo, Teólogo, Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, também formado em Letras

7h30 – Palestra: Idade Média – Idade das trevas?

Palestrante: Prof. Daniel Ribeiro Pinto – Bacharel em Direito, pós-graduado em Ens. Religioso e Missionário da Comunidade Resgate.

8h20 – Palestra: História do Direito – Igreja e inquisição

Palestrante: Carlos Eduardo Paletta Guedes – Advogado, Escritor, Professor Universitário, realizou o Program of Instructions for Lawyers na Faculdade de Direito de Harvard (EUA) e American Law and Legal English Institute, na Universidade de Delaware (EUA). Coautor da obra “Curso Prático de Direito do Trabalho”, pela Editora América Jurídica. Autor da obra “Advocacia Estratégica”, pela Editora Fundamento. É membro do Grupo Latino-americano e do Comitê de Relações Industriais e de Emprego da international Bar Association – IBA (Inglaterra), Prêmio Jack Batievscky Scholarship da IBA.

9h10 – Coffee Break

9h30 – Palestra: Ciência e Fé – Compatibilidades

Palestrante: Ivan Vaz de Mello

Médico pela UFJF com especialização em Medicina Física e Reabilitação pela PUC e UERJ, membro do Codevida de Juiz de Fora.

11h – Debate

12h – Encerramento

Outras Informações:

Comunidade Resgate – (32) 3235-6300 e (32) 3235-0429

Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X