II Encontro de Lideranças Juvenis dá continuidade a “koinonia” entre os jovens da arquidiocese

Foto: Divulgação Setor Juventude
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A segunda edição do “Koinonia”, o Encontro de Lideranças Juvenis  promovido pelo Setor Juventude, aconteceu último sábado (13), no prédio da Cúria Metropolitana. O evento contou com cerca de 100 jovens de diversos movimentos e grupos da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Com momentos de estudo, oração e partilha, os jovens puderam continuar os trabalhos começados no primeiro encontro. Segundo o Assessor do Setor Juventude Arquidiocesano, Padre Robert Teixeira, a avaliação do momento é positiva. “O sentimento não pode ser outro, senão a gratidão. Foi muito bom ver rostos novos. Foi bom ver o envolvimento dos jovens, avaliação deles também que foi muito positiva”, afirmou ele.

Para Bárbara Salgado, da Pastoral Universitária, mais um passo foi dado em direção a união da juventude arquidiocesana. “No outro encontro, a gente começou um processo de união, de conhecer movimentos que a gente não conhecia, e hoje acho que vai perpetuar esse processo, porque vai ser um processo, para a gente conseguir unir toda a Arquidiocese enquanto juventude”.

Atendendo ao pedido da juventude, o encontro teve uma parte formativa. Denise Aparecida de Jesus, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Barbosa Lage, ministrou a primeira palestra sobre liderança. “Trabalhamos apontando o caminho. O tema é muito vasto, então apontamos umas pistas de liderança para os muitos jovens que estão aqui, falando da liderança cristã, que é, antes de tudo, ser servidor”, contou ela a WebTv A Voz Católica.

No segundo momento, uma psicóloga que trabalha com a terapia comportamental introduziu temas relacionados a saúde mental. “Temas hoje que, infelizmente, são presentes na realidade da juventude, a ansiedade, a depressão, a questão do suicídio, um tema muito amplo para falarem pouco tempo, por isso esse pontapé inicial. Ainda precisamos aprofundar mais, mas só para mostrar por jovem essa necessidade do acolhimento”, comentou Padre Robert.

O grupo “Jovens Unidos Servindo a Cristo” (JUSC), de Pedro Teixeira (MG), que está voltando à ativa depois de alguns anos, tem esteve presente. Para sua coordenadora, Gessica Oliveira, o encontro foi muito produtivo. “O que eu mais gostei do encontro foi ver a união dos jovens em busca de um mesmo objetivo. O encontro está ajudando bastante em várias questões seja de músicas, palestras, brincadeiras, e forma como chegar nos jovens convidados pra participar do encontro”.

Novidades do Setor
Logo da jornada/Foto: Divulgação Setor Juventude

Na parte da tarde, tendo em vista mobilizar a juventude para avançar, o momento foi mais dinâmico com recados, pensando os próximos passos do Setor Juventude. Na ocasião, foi anunciada a logo oficial do próximo evento, a Jornada Eucarística da Juventude, que acontecerá no dia 25 de agosto, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate.

Atualmente os trabalhos do Setor Juventude tem o seguinte foco:  conhecer a realidade dos jovens e estar em unidade com eles, para, assim, poder caminhar com a juventude.“É o início de um caminho, é apenas o segundo encontro, se Deus quiser, de muitos que virão, mas já dá para acender essa chama na vida dos jovens, alcançar paróquias que ainda precisam iniciar esse trabalho com a juventude, o quanto se faz necessário alcançar pra que a gente tenha maior eficácia esse o trabalho do nosso setor”, disse o Assessor do Setor Juventude.

*Com informações de WebTv “A Voz Católica”

Veja Também