Igreja São José em BH é elevada a Santuário Arquidiocesano

0

Nesta sexta-feira, 19, Dia de São José, a igreja dedicada ao santo em Belo Horizonte foi elevada a Santuário Arquidiocesano.

O anúncio foi feito pelo Arcebispo Dom Walmor Azevedo durante a celebração, que teve a presença de padres da arquidiocese e de religiosos redentoristas. A Igreja de São José foi inaugurada há mais de um século e fica no centro da capital.

Dom Walmor anunciou solenemente a criação do Santuário durante a sua homilia, lembrando que o dia 19 de março, Festa de São José, tem luminosidade especial.

Patrono da Igreja

“Nossos olhos se voltam a São José, há 150 anos reconhecido patrono da Igreja”. O Arcebispo sublinhou que o pai adotivo de Jesus é obediente. E que o santo fez tudo para salvar a vida de Maria e de Jesus, oferecendo-se por amor. “Este deve ser o nosso caminho, a nossa escola, tudo fazer por amor”.

O Santuário Arquidiocesano São José deve ser cada vez mais, conforme orientou Dom Walmor, escola de amor, a serviço da evangelização. “A elevação da Igreja São José a Santuário é presente ao Povo de Deus, sinal de esperança”, disse.

Ano da Família

O Arcebispo ainda lembrou que a Festa de São José marca a abertura do Ano da Família, inspirando os fiéis a fazerem da própria casa uma verdadeira Igreja. “Nossa Igreja nasceu de casa em casa, antes de nos congregarmos nos templos”.

Pandemia

Neste dia 19 de março, o novo Santuário Arquidiocesano não pôde receber a multidão de fiéis, em peregrinações que a cada ano escrevem a sua história. A pandemia, com a necessidade de se respeitar o distanciamento social, para salvar vidas, evitando a propagação da covid-19, exige que os fiéis acompanhem os momentos de oração de suas casas, a partir dos meios de comunicação.

O Arcebispo sublinhou que a Festa do Padroeiro, neste 19 de março, é celebrada em meio a luto e sofrimentos provocados pela pandemia de covid-19. E é delicadeza da Igreja, no Ano de São José, convocado e proclamado pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2020, reacender no povo a confiança e a esperança em Deus. “Nesta confiança, enxergar novos rumos, para conquistarmos novas respostas ante os desafios deste tempo”.

Fonte: Site Notícias Canção Nova

Conteúdo Relacionado
X