Igreja recorda exemplo de Santa Edwiges, protetora dos pobres e endividados  

0

Na próxima sexta-feira, dia 16 de outubro, a Igreja Católica celebra Santa Edwiges. A santa, conhecida como a padroeira dos pobres e endividados por conta de sua história e vida de caridade, fundou mosteiros ainda quando casada e, após a morte de seu marido, continuou a servir carentes e enfermos enquanto monja. 

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, ela é festejada especialmente na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Bairro Bairu, onde o tríduo começa nesta terça-feira (13), com missas diárias às 19h. A tradicional festa acontece pelo fato de Santa Edwiges ser a padroeira da Associação Obra de Apostolado (AOASE) paroquial.

Em 2020, a programação traz como tema central “Santa Edwiges e a Vivência do Evangelho hoje”. Durante os três dias, serão publicadas, no site da paróquia, reflexões sobre a vida da santa e o seu exemplo de caridade, fé, amor ao próximo e, sobretudo, entrega a Deus. Ainda estarão disponíveis meditações sobre a Palavra do dia e o que o Evangelho propõe aos cristãos. O livreto pode ser adquirido na secretaria paroquial.

Na sexta-feira, dia 16, serão realizadas cinco celebrações para possibilitar a todos a participação presencial: às 7h, 9h, 15h, 17h e 19h. A última Eucaristia, transmitida pelo Facebook e YouTube, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que completa, na ocasião, 21 anos de ordenação episcopal. A entrada nas missas estará condicionada ao agendamento prévio e cumprimento das regras de isolamento, uso de máscara, entre outras regras sanitárias. A marcação deve ser feita na secretaria paroquial, com limite de pessoas para cada horário.

Ao longo do dia a igreja estará aberta para orações pessoais e o Santíssimo ficará exposto na Capela para adorações. Também haverá bazar de roupas e trabalhos de artesanato realizado pela Associação da Obra do Apostolado de Santa Edwiges (AOASE).

Confira a programação completa:

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bairu
*A Matriz fica na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50 – Bairu 

De 13 a 15 de outubro – Tríduo
19h – Celebração Eucarística
*Transmissões pelo Facebook e YouTube da paróquia.

Dia 16 de outubro – Sexta-feira – Dia de Santa Edwiges
7h, 9h, 15h, 17h – Missas
19h – Missa presidida por Dom Gil Antônio Moreira*
*Haverá bazar de roupas e venda de artesanatos no local. 

*Transmissões pelo Facebook e YouTube da paróquia. 

**A participação presencial nas missas deve ser agendada na secretaria paroquial, através do (32) 3215-9969.

Outras comunidades 

Além da paróquia do Bairu, outras duas comunidades prestarão homenagens a Santa Edwiges. Em Santos Dumont (MG), a programação começou no último dia 7 na capela localizada no Bairro Cabangu: a novena irá até esta quinta-feira (15) e uma missa festiva está marcada para a sexta (16).

Em Juiz de Fora, a comunidade pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Linhares também programou celebração em honra à sua padroeira. Confira: 

Comunidade Santa Edwiges – Santos Dumont/MG (Pertencente à Paróquia São Miguel e Almas)
*A capela fica na Rua Paulo Ramos de Faria, 393 – Cabangu

Até 15 de outubro – Novena
19h – Missa

Dia 16 de outubro – Sexta-feira – Dia de Santa Edwiges
19h – Missa

*A participação presencial nas missas deve ser agendada através dos telefones (32) 99133-0781 ou (32) 3251-6207 (Eliana Maria)

Comunidade Eclesial Santa Edwiges – Linhares (pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
*A comunidade fica na Rua Boa Esperança, 80 – Linhares 

Dia 16 de outubro – Sexta-feira – Dia de Santa Edwiges
19h – Missa

*A participação presencial nas missas deve ser agendada na secretaria paroquial, através do (32) 3218-5199.

Conteúdo Relacionado
X