Igreja no Brasil celebra Dia Mundial da Vida Consagrada

0

Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, a Igreja também celebra o 25º Dia Mundial da Vida Consagrada. O Papa João Paulo II instituiu este dia há 25 anos para agradecer a Deus pelo dom da vocação e promover o conhecimento e a estima pela vida consagrada. Também é um momento que estimula os vocacionados a acolherem o chamado de Deus e renovarem seu compromisso.

No Brasil, a data é comemorada com o sugestivo tema “A Vida Consagrada no coração da Igreja: testemunhas de uma certeza” e com o lema “Eu sei em quem acreditei, eu sei em quem pus minha confiança” (2Tm 1,12).

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), organização religiosa responsável por animar a Vida Consagrada, divulgou uma mensagem por ocasião da data animando a todos os consagrados e orientando na caminhada. “A nossa confiança em 2021 é que possamos construir novas relações, superando a pandemia com as vacinas que chegam, fruto de homens e mulheres de ciência que dedicam tempo e energias na busca da cura. Nós nos unimos a esses esforços, com a paixão pela vida e ao Deus auxiliador que cuida, alimenta, protege e guia o seu povo eternamente peregrino”.

Na mensagem, a Presidente da CRB Nacional, Irmã Maria Inês V. Ribeiro, recordou o objetivo e a identidade dos religiosos. “Como Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil, queremos no dia 02 de fevereiro, na 25ª Jornada Mundial da VRC, renovar nosso empenho missionário, sinodal e carismático com a Ação Evangelizadora do Brasil sendo luz que brilha na escuridão que ainda impede, de ver e ouvir a voz do Senhor. Somos a voz que grita neste deserto da indiferença e não podemos desanimar. Que nada roube a nossa identidade carismática, fraterna e apostólica.”

Por ocasião do 25º Dia Mundial da Vida Consagrada, como de costume, o Papa Francisco presidiu uma missa na Basílica de São Pedro. No Brasil, a CRB realizará a Celebração de Ação de Graças na noite desta terça-feira, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. A missa será às 18h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook do CNISB e da CRB Nacional e pelo Youtube da CRB.

Além disso, Irmã Maria Inês Ribeiro e Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR), falarão sobre a Vida Consagrada, em uma live no Facebook da CRB, às 20h30. Na ocasião, será realizado o lançamento do livro: “Plenamente humano, simplesmente irmão”.

Arquidiocese de Juiz de Fora

 Na Arquidiocese de Juiz de Fora existem diversas congregações religiosas em atividade.  Elas se reunirão para celebrar esta data nesta terça-feira, às 17h, na Catedral Metropolitana.

Os interessados podem conferir a lista completa das congregações presentes na Arquidiocese: femininas e masculinas. No último ano, a Pastoral Vocacional buscou divulgar mais estas vocações e seus trabalhos através de uma série de vídeos, é possível conferir tais vídeos nas nossas redes sociais.

*Com informações de Vatican News e da Conferência dos Religiosos do Brasil

Conteúdo Relacionado
X