Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento passa por processo de restauração

0

*Colaboração: Pe. Liomar Rezende de Moraes
(Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento)

Há algum tempo foram constatados problemas estruturais na Matriz Nossa Senhora do Livramento, localizada no distrito de Sarandira, em Juiz de Fora. Como medida de prevenção, a igreja foi fechada. Durante esse período, a paróquia buscou, junto aos órgãos competentes do município, orientações técnicas de como proceder, visando a elaboração e apresentação dos projetos de restauração do templo.

Com as orientações recebidas, alguns procedimentos já foram adotados, como: a descupinização de peças e das estruturas da Igreja; a contratação de uma empresa especializada em consultoria em patrimônio, para realização de vistoria técnica, diagnóstico expedito da situação estrutural e recomendações para ações emergências; a assinatura de um convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para elaboração de projetos de edificação e posteriormente restauração, sob a responsabilidade da professora e arquiteta Fabiana Mendes Tavares Jacques; a compra de estrutura metálica para o escoramento da igreja como parte das ações emergenciais e a contratação de uma empresa de projetos e construção para execução dos serviços do escoramento do telhado do templo.

De acordo com o Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Padre Liomar Rezende de Moraes, o processo de restauração ainda não acabou e outras ações ainda serão tomadas. O sacerdote ressalta que o objetivo principal é devolver à comunidade sua igreja recuperada.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento

A Freguesia de Nossa Senhora do Sarandy foi criada e seus limites definidos em 07 de janeiro de 1880. A sua instalação canônica ocorreu um pouco depois, em 22 de fevereiro desse mesmo ano.

A Matriz Nossa Senhora do Livramento tem um valor histórico e arquitetônico protegido através de tombamento em nível municipal. (Decreto Municipal nº 8437 de 28/12/2004).

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X