Igreja encerra Ano Litúrgico no domingo (21), Solenidade de Cristo Rei do Universo

*Imagem: RCC Brasil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Solenidade de Cristo Rei, celebrada neste domingo, 21 de novembro, marca o fim do Ano Litúrgico da Igreja Católica. Instituída em 1925 pelo Papa Pio XI, a data coloca os cristãos frente à realeza de Jesus, que não deve ser entendida à maneira dos reis deste mundo, mas de acordo com a lógica de Deus. Além disso, o último domingo do Ano Litúrgico marca o dia dos leigos e leigas, recuperando a importância do laicato na vida eclesial.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a data será especialmente recordada na paróquia localizada no Bairro Jardim do Sol, dedicada a Cristo Rei. No local, a programação festiva começa nesta quinta-feira (18), com o primeiro dia do tríduo. A partir das 15h, haverá, na Igreja Matriz, adoração ao Santíssimo Sacramento e louvores a São José, com transmissão pelas redes sociais.

Na sexta-feira (19), a adoração será realizada das 15h às 19h, sendo encerrada com bênção do Santíssimo Sacramento para os agentes de pastorais. No dia seguinte (20), às 19h, será celebrada Santa Missa com Unção dos Enfermos, coroação e desagravo ao Cristo Rei.

No domingo, 21 de novembro, a programação festiva começa às 7h30, com carreata pelos bairros e ruas da paróquia. Na ocasião, serão recolhidos alimentos não-perecíveis em prol das famílias assistidas pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Às 10h, haverá Missa campal no Mirante São Bernardo e às 15h, encontro recreativo para as crianças no Santuário São Bernardo.

O encerramento da festa será às 19h, na Igreja Matriz, com Missa Solene. Durante a Eucaristia, será realizado o rito de bênção e perfumação do novo manto do Padroeiro paroquial, além da investidura dos novos Ministros da Eucaristia e da Palavra.

Confira, abaixo, os detalhes da programação:

De 18 a 20 de novembro – Tríduo

Dia 18 de novembro – Quinta-feira
15h* – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Louvores a São José

Dia 19 de novembro – Sexta-feira
15h às 19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção para os agentes de pastorais

Dia 20 de novembro – Sábado
15h – Café com prosa no Santuário São Bernardo
19h* – Santa Missa com Unção dos Enfermos, coroação e desagravo ao Cristo Rei do Universo

Dia 21 de novembro – Domingo – Solenidade de Cristo Rei do Universo
7h30 – Carreata com a imagem de Cristo Rei pelos bairros e ruas da paróquia com recolhimento de alimentos não-perecíveis
10h – Missa campal no Mirante São Bernardo
15h – Encontro recreativo para as crianças no Santuário São Bernardo
19h* – Missa Solene na Matriz, com bênção e perfumação do novo manto do Padroeiro e investidura dos novos Ministros da Eucaristia e da Palavra

*Transmissões pelas redes sociais da paróquia.

Veja Também