Igreja celebra Festa da Divina Misericórdia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No próximo domingo, dia 8 de abril, o primeiro após a Páscoa, a Igreja Católica celebra a Festa da Divina Misericórdia. A festividade foi instituída pelo então Papa João Paulo II, em maio de 2000, ocasião em que também beatificou e canonizou Santa Faustina Kowalska, que recebeu visões e revelações de Cristo a respeito da Divina Misericórdia.

Em 1931, Jesus apareceu à religiosa polonesa e transmitiu-lhe o desejo de ser conhecido como misericordioso. Uma das frases importantes para essa devoção é a afirmação do Senhor: “A humanidade não encontrará paz enquanto não se voltar com confiança para a Minha misericórdia” (Diário, 300).

No domingo (8), a Igreja concede a indulgência plenária a todos os fiéis que cumprirem as seguintes condições: realizar a confissão sacramental, comungar no dia da festa e rezar pelas intenções do Santo Padre as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Credo.

A Festa da Divina Misericórdia será lembrada em todas as missas do domingo. Algumas paróquias e comunidades, porém, prepararam programações especiais em lembrança à data. Confira:

Paróquia São Mateus – São Mateus

Na Paróquia São Mateus, haverá Tríduo da Divina Misericórdia entre 5 e 7 de abril, com missas todos os dias. Nesta quinta-feira (5), além da celebração das 7h, haverá outras às 18h e 19h. Na sexta (6), as missas com o tríduo serão às 7h, 15h, 18h e 19h, enquanto no sábado (7) serão às 7h e 18h.

No domingo, dia 8 de abril, quando é celebrada a festa, haverá louvor e Terço da Misericórdia a partir das 16h. A Igreja São Mateus fica na Rua São Mateus, 629 – São Mateus.

Capela Nossa Senhora da Misericórdia – Amazônia (pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes)

Na Comunidade Nossa Senhora da Misericórdia, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, haverá Tríduo em honra à padroeira nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 19h30. No domingo (8), às 15h30, será realizada carreata saindo da Matriz Nossa Senhora de Lourdes em direção à comunidade, onde haverá missa às 16h.

A Comunidade Nossa Senhora da Misericórdia fica na Rua Sapucaia, 410 – Bairro Amazônia.

Catedral Metropolitana – Centro

No Segundo Domingo da Páscoa, a Catedral celebra a Festa da Divina Misericórdia a partir das 15h30. Em seguida, haverá a Missa festiva, às 16h. Além disso, a data será lembrada nas demais celebrações do dia, às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 18h e 19h30. A Catedral fica na Rua Santo Antônio, 1201 – Centro.

Paroquia Santíssima Trindade – Poço Rico

No domingo, 8 de abril, a Comunidade Menino Jesus de Praga sediará programação especial a partir das 14h. Haverá Terço da Misericórdia às 15h e reflexão e meditação da Divina Misericórdia em seguida, às 15h30. O encerramento está previsto para as 16h30. O endereço é Rua Pinto de Moura, 70 – Poço Rico.

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória

Na Igreja da Glória, a Festa da Divina Misericórdia será lembrada no domingo, dia 8, na missa das 17h, que será presidida pelo pároco, Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R. O endereço é Avenida dos Andradas, 855 – Morro da Glória.

Paróquia Nossa Senhora do Líbano – Grajaú

Na Matriz Nossa Senhora do Líbano haverá, no domingo (8), Terço da Divina Misericórdia às 15h e Santa Missa em lembrança à festa às 19h. A igreja fica na Rua Raulina Magalhães, 40 – Grajaú.

Paróquia Cristo Rei – Jardim do Sol

Na Igreja Matriz Cristo Rei, haverá, no Domingo da Misericórdia (8), adoração a Santíssimo Sacramento a partir das 17h e Santa Missa, às 19h. O endereço é Rua Manoel Joaquim Tavares, 30 – Jardim do Sol.

Paróquia Nossa Senhora Assunção – Paula Lima

Em Paula Lima, a Festa da Divina Misericórdia será lembrada com Missa de Cura e Libertação, marcada para o domingo, às 15h, na Igreja Matriz. O administrador paroquial, Padre Renato Alves, conduzirá o momento.

A Matriz Nossa Senhora da Assunção fica na Rua Vicente Gávio, 460 – Paula Lima.

Paróquia Nosso Senhor dos Passo – Rio Preto/MG

A Paróquia Nosso Senhor dos Passos preparou ampla programação para lembrar a Festa da Divina Misericórdia. No dia 30 de março começou uma novena em honra, que irá até 7 de abril, com missas sempre às 15h.

No domingo, dia 8, a festividade terá início às 14h30, com acolhida dos participantes. Às 15h, haverá reza do terço e, em seguida, reflexão sobre “A Misericórdia em nossa vida”. Após o café, haverá animação e outra palestra com o tema “Sal da Terra e Luz do Mundo – Uma missão de Misericórdia: sede misericordiosos como o Pai”. Por fim, será realizada adoração às 17h15 e, às 18h, Santa Missa e procissão encerrarão o evento.

A Matriz sedia toda a programação. O endereço é Rua Barão de Santa Clara, 34 – Centro.

Paróquia/Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento – Liberdade/MG

Em Liberdade (MG), as festividades do Domingo da Misericórdia terão início às 14h, com animação e acolhida. Após o momento do ato penitencial, estão previstas oração do Terço da Misericórdia e pregação com o coordenador da Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de Juiz de Fora, Alexandre Silvério.

Às 16h20, o pároco e reitor do Santuário, Padre Ivair Carolino, conduzirá oração e bênção com o Santíssimo Sacramento. O Santuário fica na Rua Dr. Antônio Lage, 86 – Centro.

Paróquia São Sebastião – Santos Dumont/MG

Em Santos Dumont (MG), a Paróquia São Sebastião preparou o “Domingo da Misericórdia”. A partir das 16h, o pároco local, Padre Elton Adriane, conduzirá as pregações e reflexões, que terão como tema principal “A misericórdia é o rosto de Deus”. O evento será encerrado com a Santa Missa.

A Matriz fica na Rua Quinze de Fevereiro, 1610 – São Sebastião.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Matias Barbosa/MG

Na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Matias Barbosa, a missa em lembrança à Festa da Divina Misericórdia acontece às 15h. A igreja fica na Praça Manoel de Castro, 78 – Centro.

Comunidade Resgate

Na Comunidade Resgate, a Festa da Misericórdia será realizada no Centro de Evangelização, em Chácara, a partir das 8h, com o tema “Não temas, eu estou sempre contigo!”.

O evento contará com a presença do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, do Padre Aluisio Ricardo, da Comunidade Canção Nova, e de Cristina e Sabrina Ribeiro, que irão conduzir as pregações, momentos de oração, Terço da Misericórdia e adoração. Às 16h, Dom Gil preside a missa de encerramento.

A data ainda recordará os cinco anos da inauguração do Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, que fica na BR-267, Km 82, estrada que liga Juiz de Fora a Chácara.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também