Igreja celebra Dia Nacional da Juventude no domingo (27)

Neste domingo (27), a Igreja de todo o país é convidada a celebrar o Dia Nacional da Juventude. Momento de comunhão e testemunho do Cristo Vivo entre os jovens, o DNJ 2019 recorda a última Campanha da Fraternidade, tendo como tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

*Cartaz elaborado pela coordenação arquidiocesana da Pastoral Juvenil/Setor Juventude

“Propondo à juventude a assumir uma ação concreta diante da evangelização dos nossos jovens, que é a missão de todos nós. É um incentivo para a juventude participar, mas ao mesmo tempo celebrar e também semear projetos, propostas que deem caminhos aos nossos jovens”, destaca o assessor do Setor Juventude arquidiocesano, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka), sobre o tema abordado este ano.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, o Dia Nacional da Juventude também lembra o tema do Mês Missionário Extraordinário convocado por Papa Francisco, “Batizados e Enviados em missão”. A data será recordada, a nível arquidiocesano, durante a missa de abertura do II Sínodo Arquidiocesano, na Catedral Metropolitana, no domingo (27), às 15h. “A juventude também não pode se distanciar daquilo que todos nós somos convidados a realizar”, afirma o sacerdote, que completa: “Ao celebrar o DNJ 2019 e a Abertura Litúrgica do 2º Sínodo Arquidiocesano, vamos todos renovar nossa paixão pela juventude, motivando-os, sobretudo, à paixão por Aquele que se coloca como o único Caminho, Verdade e Vida: Jesus Cristo”.

Padre Zucka fala do trabalho de organização do Setor Juventude, também chamado de Pastoral Juvenil, em nossa Arquidiocese. “Precisa de espaço de formação e, mais ainda, da atuação dos jovens, porque a intenção nossa é exatamente esta: jovem evangelizando jovem. Existe essa necessidade, principalmente no ambiente urbano, para fazer esse trabalho amplo de unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto”.

O DNJ

*Cartaz do DNJ 2019

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, sempre no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB elaborou um subsídio para contribuir com as (arqui)dioceses para a organização da celebração, que traz como sugestão três encontros, um terço missionário e um roteiro de visita missionária. Todo o material tem como objetivo estimular a juventude a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja. Ele traz também indicações de músicas, citações bíblicas, textos dentre outros materiais que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

O material está disponível para download neste link.