Igreja Católica celebra Mês Vocacional

0

Em agosto, a Igreja Católica celebra o mês vocacional. A palavra vocação vem do latim vocare que significa “chamado”, e esse mês especial lembra esse chamado, a vocação de cada pessoa, sendo religiosa ou não.

Segundo o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Bairu, Pe. Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, um dos principais motivos da Igreja escolher o mês de agosto como mês das vocações é a celebração do dia de São João Maria Vianney. O santo é considerado patrono dos sacerdotes e modelo a ser seguido.

Pe. Tarcísio lembra que esse mês não lembra somente as vocações religiosas, mas todas as vocações, sendo religiosa ou não. “O mês vocacional não celebra só a vocação religiosa, mas todas elas. Celebramos toda vocação cristã que segue o caminho de cristo”

Vocação Sacerdotal

O seminarista Rafael Nascimento, que está em seu primeiro ano no Seminário conta como descobriu sua vocação sacerdotal. “Depois de ajudar no serviço do altar como coroinha e em outras atividades litúrgicas, tive a oportunidade de conhecer um grupo de oração da RCC, em Coronel Pacheco, minha cidade. Lá pude fazer a experiência de um encontro pessoal com Cristo e a partir disso minha vida mudou. Fui tomado por um grande entusiasmo pela evangelização. Além disso, os padres que passaram em minha paróquia foram um testemunho bonito de serviço. ”

Rafael ressalta que ser padre não é uma profissão e sim um chamado de Deus. Ele reflete que um seminarista tem que se propor a converter diariamente, buscando se configurar àquele que o chamou.

O seminarista afirma que quem está em dúvida sobre o chamado de Deus, deve rezar, clamar ao Espírito Santo e buscar discernir se esse é um chamado de Deus. “Procurar conhecer as realidades do trabalho pastoral de sua paróquia e conversar com o pároco local, ajuda bastante no processo”.

Rafael explica que antes de entrar no seminário, participou dos encontros do DIVES (Discernimento Vocacional Específico), do Seminário Santo Antônio, no qual ele pôde discernir melhor sobre sua vocação e acolher o chamado de Deus para ingressar na caminhada seminarística.

Ele ressalta que quem já sente esse chamado para a vida religiosa deve procurar o seminário para participar dos encontros.

Pastoral Vocacional

Na arquidiocese de Juiz de Fora, funciona no Seminário Santo Antônio, a Pastoral Vocacional, que trabalha através do Discernimento Vocacional Específico (DIVES).

Rafael explica que o DIVES são encontros que têm por objetivos despertar a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre. Tais momentos serão realizados durante um ano e os participantes são oriundos de diversas cidades da Arquidiocese.

Os interessados em participar podem procurar o Seminário, através do seminarista Kayo Serqueira de Paiva e o Pe. Geraldo Dondici Vieira, que é o padre responsável pela Pastoral Vocacional.

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio fica localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 4516

Outras informações:
Seminário Arquidiocesano Santo Antônio – (32) 3239-8600
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X